Esportes Titulo
Ygor Coelho e Lohaynny Vicente representarão o Brasil no badminton do Rio-2016
28/04/2016 | 06:00
Compartilhar notícia


O badminton do Brasil tem os seus representantes nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, definidos: Ygor Coelho e Lohaynny Vicente. O anúncio oficial da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) será feito nesta quinta-feira, em Campinas, um dia após o encerramento do Campeonato Pan-Americano por Equipes, última competição válida para o ranking olímpico. Eles serão os primeiros brasileiros a jogar badminton em Olimpíadas.

Ygor, de 19 anos, desbancou o experiente Daniel Paiola com folga para ficar com a vaga, enquanto que Fabiana Silva perdeu uma disputa acirrada no feminino. Ela e Lohaynny disputaram um torneio no Taiti na semana passada e quem fosse mais adiante na chave iria à Olimpíada. As duas perderam na estreia, favorecendo Lohaynny, que estava à frente no ranking.

Ygor ocupa a 29.ª posição no ranking olímpico e Lohaynny aparece na 34.ª colocação da lista divulgada no último dia 21 - uma nova atualização ocorrerá nesta quinta-feira. Assim, os brasileiros se garantem mesmo sem precisar dos convites destinados ao país-sede.

Em 5 de maio, a Federação Mundial de Badminton (BWF) irá divulgar a relação oficial com os atletas classificados. Ao todo, 76 esportistas vão disputar as chaves de simples, sendo 38 no masculino e 38 no feminino. Por duplas (mistas, masculinas e femininas), o Brasil não conseguiu classificação.

Luiz de França, ex-técnico da seleção brasileira, vê uma evolução da modalidade e faz uma avaliação positiva da classificação de Ygor e Lohaynny. "Eles não têm perspectiva de ganhar medalha nessa Olimpíada porque são atletas muito novos. Mas vejo com bons olhos a classificação e como um aceno do crescimento do badminton".

Ele também aponta que os nomes representam "uma mudança de cenário". Os dois brasileiros despontaram a partir do Miratus, ação social na comunidade da Chacrinha, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa foi desenvolvida por Sebastião Oliveira, pai de Ygor. O projeto, que no início pretendia apenas afastar adolescentes da marginalidade, ganhou novas proporções e passou a revelar talentos, como Lohaynny e a irmã, Luana.

"Nossos principais atletas vinham do contexto em que surgiu o badminton, as colônias de imigrantes e clubes de classe média. A partir dos anos 2000, esse cenário começou a mudar porque o badminton passou a entrar nas periferias também. O badminton saiu de uma condição de esporte teoricamente elitizado a um esporte ao alcance de todos. Eles (Ygor e Lohaynny) são sinal de uma política de massificação, de uma mudança de patamar para um esporte mais democrático", afirma Luiz de França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;