Política Titulo Rio Grande da Serra
Helenice deixa PTB para apoiar Maranhão

Ex-vice critica direção petebista e anuncia filiação no PSD para continuar no arco do atual prefeito

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
07/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A ex-vice-prefeita e atual secretária de Cidadania e Ação Social de Rio Grande da Serra, Helenice Arruda, deixou o PTB e se filiou ao PSD para manter seu apoio ao projeto de reeleição do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB).

Pretendida para vice do pré-candidato Claudinho da Geladeira (PT) pelo deputado e presidente estadual do PTB, Campos Machado, Helenice vinha afirmando que, se o partido continuasse no arco de aliados dos petistas, “ela e mais um grupo deixariam a sigla”.

De acordo com a ex-vice-prefeita, o presidente deu a ela três opções. “Eu estava no PTB, carreguei o partido nas costas desde 2004, e, de repente, o deputado pediu para eu optar: sairia candidata pelo partido, apoiara o Claudinho ou perderia a presidência da sigla. Como eu sou do grupo do Maranhão, ele (Campos Machado) deu o partido para uma outra pessoa de Rio Grande”, afirmou.

Em fevereiro, a comissão executiva do PTB na cidade foi trocada com o aval do diretório estadual. A enfermeira Fabiana da Silva Lopes assumiu a presidência, que estava nas mãos de Helenice, que ainda permaneceu algum tempo filiada à sigla. “Estamos montando grupo com o objetivo de acrescentar porque o Claudinho é, para mim, a melhor opção hoje. Para mim, está sendo muito bom”, contou Fabiana. Na época, a nova presidente chegou a afirmar que a secretária de Cidadania teve espaço dentro do partido e que seria bem-vinda se optasse permanecer.

A aliança entre PTB e PT começou a ser estudada no início do ano quando Maranhão colocou o PSD como parceiro de chapa – decisão que desagradou a cúpula petebista, que caminhou junto com os tucanos por três eleições consecutivas em Rio Grande. O nome mais cotado para a segunda cadeira na chapa de Claudinho tinha sido, desde o início, o de Helenice, que foi duas vezes vice de Adler Kiko Teixeira (hoje do PSB).

Campos Machado já havia declarado também que a aliança selada com Claudinho estava certa e a possibilidade de apoio a Maranhão “é zero”. A permanência de Helenice no partido também era vista como incerta pelo deputado, que sabia a posição dela sobre o tucano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;