Diarinho Titulo
Coelho bota ovo?
Por Tauana Marin
Diário do Grande ABC
27/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O coelho é um mamífero e, por isso, não ‘bota’ ovo, sendo alimentado nos primeiros meses de vida pelo leite da mãe.

Ele se reproduz com muita rapidez e pode ter vários filhotes de uma vez só. As fêmeas são capazes de engravidar entre três a cinco vezes durante uma temporada inteira. A cada gestação nascem em média oito a nove filhotes, ou seja, gerando entre 25 e 50 filhotes por ano. Em média, uma coelha dá à luz entre 500 a 600 bebês em sua vida toda.

Com todos os cuidados devidos, um coelho pode viver de oito a 12 anos. Esse animal se alimentam de feno (mistura de plantas), legumes (como couve, brócolis e cenoura), além de comer rações específicas vendidas em lojas.

SÍMBOLOS - O coelho e o ovo são os principais símbolos da Páscoa, data cristã que relembra os últimos dias de vida de Jesus Cristo e sua ressurreição. A lembrança do animal aparece por causa da agitada reprodução. Portanto, ele representa a vida.

A simbologia trata o ovo como um significado de túmulo (lugar onde ficam os corpos após a morte) de Jesus Cristo. Quando olhamos por fora, ele pode parecer uma simples pedra, mas, lá dentro há uma vida.

O costume de se trocar ovos na Páscoa começou há milhares de anos. Os gregos e os egípcios, por exemplo, coloriam ovos de galinha oco, porém, em datas diferentes. Mas a troca pelos de chocolate aconteceu primeiramente na Alemanha, no século 19.

Data ‘móvel’ serve como base para montagem do calendário

Você já percebeu que todo ano a Páscoa é comemorada em uma data diferente? Isso porque ela é classificada como uma festa ‘móvel’, assim como o Carnaval, por exemplo. É a partir da Páscoa que todas as outras datas festivas do calendário são estabelecidas.

Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia do outono (no Hemisfério Sul). Atualmente, a comemoração costuma ser entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A Páscoa é uma festa antiga que ainda hoje é celebrada pelas famílias judaicas. No hebraico, idioma muito antigo falado pelos judeus, a palavra Páscoa significa ‘passagem’.

A data lembra a fuga do povo judeu do Egito, onde eram escravos, e retoma a ideia da passagem para a liberdade. Os cristãos celebram a Páscoa há aproximadamente 2.000 anos. É importante lembrar que trata-se da festa mais importante do calendário cristão.

CURIOSIDADE: O costume de trocar ovos vem de muitos séculos antes do nascimento de Jesus Cristo. Era comum na celebração do dia 21 de março, pois se festejava o início de uma estação florida.

Pergunta de Henrique Galdino Marigo, 5 anos, de Santo André, que acredita que o coelho nasce do ovo. “É por isso que, na Páscoa, é ele quem traz os doces. Como não comemos ovos de coelho, eles trazem os de chocolate”, diz o menino.

Consultoria de Josete Garcia Bersano, pesquisadora e diretora técnica do Centro de Sanidade Animal do Instituto Biológico de São Paulo, e Welder Lancieri Marchini, teólogo e doutorando em Ciência da Religião pela PUC-SP.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;