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Petrobras inscreve projeto de curta
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
18/02/2001 | 17:25
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Há um motivo nobre para a Petrobras citar em seu site (www.petrobras.com.br) filmes como Socorro Nobre, de Walter Salles Jr., Di Cavalcanti, de Glauber Rocha, e A Velha a Fiar, de Humberto Mauro. Os três, sem exceção, contam com a assinatura de titãs do cinema nacional. Mais que isso, os três são exemplos de curtas-metragens realizados no país. É a partir dessa menção que a empresa petrolífera justifica seu apoio, recém-anunciado, a obras que não durem mais de 15 minutos.

O nome da iniciativa de patrocínio é grande: 1ª Seleção para a Produção de Filmes de Curta-Metragem para Salas de Exibição. E sucinta também, ao enunciar que escolherá nove projetos – que receberão apoio financeiro de R$ 40 mil cada um – que poderão ser posteriormente exibidos em salas de cinema, canais de televisão, vídeo e DVD e até mesmo utilizar a Internet como suporte. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 9 de março e endereçadas a Petrobras Cinema/ Comunicação Institucional (av. República do Chile, 65/ sala 1202, Centro, Rio de Janeiro. CEP: 20035-900).

A Petrobras segue códigos de seleção bastante rígidos, porém necessários, dentro dos critérios do programa. Os projetos enviados devem ter a duração limitada a 15 minutos, finalizados em película de 35 mm e seus realizadores podem ser de nacionalidade brasileira, naturalizados ou mesmo estrangeiros residentes no Brasil há pelo menos dez anos. Obrigatório mesmo é quando esse item se refere à empresa produtora, que deve ser natural do país.

A palavra de ordem é fomentar trabalhos nativos e, se possível, de estreantes. Para saldar uma homenagem, a Petrobras também escolherá um diretor já veterano para produzir um curta, cujo nome será divulgado em 29 de junho, mesmo dia em que serão anunciados os projetos patrocinados. Mais informações podem ser adquiridas no telefone 0800-789001 (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30) ou no site da empresa (www.petrobras.com.br).




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