Esportes Titulo Derrotou a Argentina
Brasil vira penta do handebol feminino ao derrotar a Argentina

Time encontra resistência, mas consegue vencer por 25 a 20 e conquistar o quinto título consecutivo do Pan; basquete vai à final contra o Canadá

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
25/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
William Volcov/Estadão Conteúdo


O Brasil ratificou a hegemonia no handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos e conquistou ontem a medalha de ouro ao derrotar a Argentina por 25 a 20, na grande final. Esse foi o quinto título consecutivo da equipe, que contou com quase todas as jogadoras que foram campeãs mundiais em 2013, na Sérvia. Hoje, às 21h, será a vez de os homens também tentarem o lugar mais alto do pódio diante dos hermanos.

O técnico dinamarquês Morten Soubak, que comanda a Seleção Brasileira, usou a competição como espécie de treino de luxo para o Mundial da Dinamarca, que será disputado em dezembro. Mesmo assim, o time brasileiro teve campanha perfeita, com cinco vitórias em cinco jogos e terminou a disputa com incríveis 185 gols marcados e apenas 94 sofridos.

BASQUETE

Quatro anos após levar virada diante da República Dominicana e ser eliminada de forma vexatória ainda na primeira fase em Guadalajara, a Seleção Brasileira Masculina de Basquete se redimiu ontem, em Toronto. O time derrotou os dominicanos por 68 a 62 pelas semifinais e, hoje, às 17h30, define o título diante do Canadá, que fez 111 a 108 nos Estados Unidos.

O jogo foi, de longe, o mais difícil do torneio. A equipe teve dificuldades em marcar, foi pressionada no ataque e errou lances incomuns na campanha. E em apenas um momento conseguiu abrir vantagem de nove pontos, no segundo quarto.

A vitória do Brasil passou pelo cansaço e pela superação de alguns erros. A fadiga foi apontada pelos jogadores e os erros, pelo técnico Rubén Magnano. “Doze horas depois de um jogo com os Estados Unidos, você joga uma semifinal, no quarto dia seguido... Confesso para você que eu estava morto. E não estou jogando minutos como o Augusto ou o Benite, mas sem dúvida a fadiga está sendo sentida”, comentou JP Batista.

Já Rubén Magnano, apesar de reconhecer o cansaço dos atletas, não quis saber de desculpas. “Não quero que isso seja justificativa porque um erra ou joga mal. Acho que o Brasil não jogou tão bem como vinha jogando”, avaliou. “Mas nos momentos vitais conseguimos fazer as coisas que estamos acostumados e por isso vencemos”, comentou o treinador.

Vôlei masculino passa fácil por Porto Rico e vai à final

Mesmo com equipe praticamente reserva – já que priorizou a disputa da Liga Mundial –, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei não tomou conhecimento de Porto Rico e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/17 e 25/23, ontem, em confronto que valia vaga na final do Pan-Americano.

Com o resultado, os brasileiros agora encaram a Argentina que, na outra semifinal, também ontem, teve mais trabalho, porém bateu o Canadá por 3 a 1 (28/26, 20/25, 25/21 e 25/23). A partida que vai valer o ouro será amanhã, às 16h, no último dia de competições do Pan.

FEMININO

Depois de suar muito a camisa para derrotar Porto Rico na semifinal, de virada, por 3 sets a 2 (18/25, 24/26, 25/22, 25/19 e 15/11), a Seleção Brasileira tenta diminuir os erros para buscar a medalha de ouro, às 21h30 de hoje, diante dos Estados Unidos, na final da modalidade.

A equipe brasileira que está em Toronto não é a titular, já que o time disputa simultaneamente a fase final do Grand Prix e ontem, inclusive, derrotou o Japão por 3 sets a 0, mas conta com jogadoras importantes, como Fernanda Garay, Jaqueline e Camila Brait.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;