Setecidades Titulo Região
Daniel Lima estreia dia 13 programa na DGABC TV

Diálogo Aberto, apresentado pelo jornalista, irá ao ar às segundas-feiras e discutirá regionalidade com dois convidados

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
05/07/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza



Opiniões divergentes em um debate entre dois convidados prometem não só discussões acaloradas, mas também revelar com mais clareza as necessidades do Grande ABC e quais ações devem ser desempenhadas. É essa a proposta do programa Diálogo Aberto, que estreia no dia 13 na DGABC TV (http://www.dgabc.com.br/TV) sob o comando do jornalista Daniel Lima, 64 anos. O profissional, um dos mais experientes e polêmicos da região, assina, desde 12 de abril, a coluna Contexto ABC, publicada aos domingos em Setecidades.

O programa, que irá ao ar todas as segundas-feiras, com uma hora de duração (três blocos, cada um com vinte minutos), trará a cada edição dois convidados de posições antagônicas. Os assuntos abordados versarão sobre os dez eixos temáticos que constam da Carta do Grande ABC, documento publicado na ocasião dos 57 anos do jornal, em 11 de maio, e que trata de princípios editorais que o veículo pretende seguir. As temáticas envolverão Desindustrialização, Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Integração Regional, Sustentabilidade, Direito à Cidadania e Transparência Pública.

“As dez questões que fazem parte do DNA editorial do Diário vão ser o meu guia para trazer os convidados. Vamos sempre ter pessoas com pensamentos diferentes, exatamente para ver se, nessas diferenças, a gente encontra algum denominador em comum para ajudar a debater com mais assertividade as questões regionais”, destacou Lima. “Provavelmente, 90% dos convidados serão pessoas que não saem permanentemente na mídia, mas que têm conteúdo intelectual e técnico para serem ouvidas”, acrescentou.

No primeiro programa, objetivando mostrar o que é o conceito do Diário em termos de regionalidade, o jornalista irá convidar o diretor de Redação do jornal, Sérgio Vieira, e o colunista da seção diária Memória, Ademir Medici. “Vou chamar os dois porque eles têm muito tempo de casa”, argumentou Lima. Vieira está há uma década no Diário. Já Medici desde 1972, sendo que, quatro anos depois, ganhou o Prêmio Esso, maior distinção brasileira concedida a jornalistas, junto ao repórter Édison Motta, com quem assinou a reportagem Grande ABC: A Metamorfose da Industrialização, veiculada em duas edições. “Quero colocar os dois jornalistas para debater o Diário e seus novos pontos cardeais para que os internautas que forem acompanhar a série de entrevistas entendam o conceito do programa.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;