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Loja passa a ter máquina única
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
01/07/2010 | 07:02
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Lojistas comemoram o fato de a partir de hoje passar todas as vendas efetuadas nos cartões de crédito e débito numa única máquina, independente da bandeira. A mudança aumenta a competição entre as grandes operadoras e dá poder de barganha aos comerciantes, que podem alcançar descontos de até 70% no valor dos aluguéis, segundo associações representativas do varejo.

Estabelecimentos da região já conseguiram, inclusive descontos com as operadoras, como uma loja são-caetanense especializada em roupas infantis e uma rede de perfumaria, com 11 lojas no Grande ABC e Capital paulista.

Ao receber proposta do Santander, que fez acordo com a empresa de processamento de transações GetNet, a proprietária da loja de moda Cintia Poltronieri Bolgar ligou para a Redecard para rescindir seu contrato. "Para fidelizar a empresa ofereceu isenção de três meses do aluguel e desconto de 60% por tempo indeterminado após este período", diz.

Cintia que gastava R$ 182 por mês passará a desembolsar R$ 123 devido à negociação. Para ela, o lado bom da história será passar cartões de todas as bandeiras nas maquininhas e atender mais rápido a clientela.

O diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luis Augusto Ildefonso da Silva, afirma que 70% dos pagamentos realizados nos centros de compras brasileiros são com cartão. "Alguns lojistas deverão conseguir até isenção do aluguel, pagando apenas a tarifa por transação efetuada na máquina", avalia.

O executivo relata que alguns empresários já conseguiram desconto de até 70% nas mensalidades. "Poderemos atender os clientes com mais conforto. Muitos já deixaram de vender com cartão devido os altos custos."

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) estima que existam 3,5 milhões de equipamentos no País. O presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior, alerta para que o empresário não se deixe influenciar por descontos nos aluguéis. "Isso é a ponta do iceberg e aceitar apenas esse desconto é cair no conto do vigário", avalia.

Formada por 11 unidades, a rede de perfumaria não pensa em desativar nenhuma das 44 máquinas que possui. "Não existe muita diferença entre os aluguéis da Cielo (antiga VisaNet) e Redecard. Agora o cliente não ficará esperando. E as empresas comunicaram que o valor do aluguel não será alterado", comenta a analista de cartões Adriana Godoi.

 


Entidade recomenda varejo a repassar desconto aos clientes

Da AE

A mudança no setor de cartões, que deverá representar redução de custos para os comerciantes, tem que chegar aos consumidores, é o que defende o presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior.

Atualmente, a taxa cobrada pelas credenciadoras de cartões por cada compra passada nos estabelecimentos varia entre 3,5% e 5%, excluindo-se os 100 grandes varejistas e os postos de gasolina, que possuem contratos diferenciados, segundo o executivo da associação.

"Já estamos alertando os lojistas para que, os que conseguirem redução dessa taxa, a repassem logo para o consumidor", afirma Pellizzaro. Para ele, o reflexo da diferença de preços se dará no aumento da base de clientes.




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