Internacional Titulo
Papa promete ir às Jornadas Mundiais da Juventude
Das Agências
21/07/2002 | 11:40
Compartilhar notícia


O Papa João Paulo II saudou neste domingo os peregrinos do mundo inteiro que irão ao Canadá para as Jornadas Mundiais da Juventude e lhes confirmou sua chegada na terça-feira, "se Deus quiser", na oração de Angelus pronunciada em sua residência de verão de Castel Gandolfo.

A doença, cada vez mais grave, e a velhice, não afetaram a determinação do Papa, de 82 anos, de continuar suas viagens pelo mundo.

O Papa apareceu em relativa boa forma este domingo, constataram os fiéis que compareceram a Castel Gandolfo.

"Se Deus quiser, viajarei depois de amanhã para me encontrar com jovens de todo o mundo em Toronto. Vou orar com eles, compartilhar sua felicidade e ter com eles uma enriquecedora experiência de fé", afirmou.

"Os trágicos acontecimentos de 11 de setembro e o conflito na Terra Santa lançaram uma sombra negra sobre o mundo. Mas Jesus pede a seus discípulos que não tenham medo (...) e os jovens cristãos que se encontrarão em Toronto estão prontos para responder: Aqui estamos!", acrescentou.

O número de participantes anunciado é quatro vezes menor do que o previsto. Além disso, os organizadores das Jornadas esperam um desastre financeiro, com milhões de dólares de prejuízo.

Apesar da doença, João Paulo II iniciará na terça-feira a viagem que o levará ao Canadá, Guatemala e México, em sua 97¦ viagem ao exterior.

Para cumprir a viagem de 10 dias, de 23 de julho a 1§ de agosto, o Papa renunciou a suas tradicionais férias de verão na montanha e desde 8 de julho descansa em sua residência de verão de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma.

Foram programados três dias de total descanso para o Papa em sua chegada ao Canadá. João Paulo II vai se recuperar do vôo de 10 horas em 'Strawberry Island', perto de Toronto.

Na Guatemala e México intercalará longos períodos repouso entre as cerimônias de canonização e outros atos públicos que presidirá nos dois países latino-americanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;