Cultura & Lazer Titulo
33º Festival leva 85 mil a Campos
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
28/07/2002 | 17:49
Compartilhar notícia


Cerca de 85 mil pessoas prestigiaram a 33ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, o mais famoso evento cultural de inverno do país, aberto no dia 6 deste mês e encerrado domingo na cidade paulista. Ao longo desse período, foram apresentadas 28 atrações no Auditório Cláudio Santoro – o principal espaço –, 18 na Praça do Capivari e seis na Igreja São Benedito. Entre esses 52 programas, 11 contaram com artistas internacionais.

O roteiro musical erudito, ainda a vitrina mais badalada do festival, teve, entre outros destaques, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Mikhail Rudy (piano), Cláudio Cruz (violino), Brad Mehldau Trio e os cantores Graziela Sanchez (soprano), Sandro Bodilon (barítono), Céline Imbert (soprano) e Paulo Szot (barítono de Ribeirão Pires). A Orquestra Sinfônica de Santo André, sob regência de Flavio Florence, tocou no dia 17 com o pianista Caio Pagano como solista.

A faceta popular do evento, consolidada no palco da Praça do Capivari, incluiu nomes como João Bosco, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Jamelão e o show Outra Vez na Estrada, de Sá, Rodrix e Guarabyra.

A Bolsa de Estudos Maestro Eleazar de Carvalho, tradicionalmente entregue ao bolsista que mais se destacou no Festival de Inverno, teve como vencedor o violoncelista Lucas Ebert, 19 anos. Ele é filho do também músico Max Ebert, contrabaixista da Osesp. Disse que pretende usar o prêmio (R$ 24 mil para curso de aperfeiçoamento no exterior com validade de 12 meses) com estudos na Faculdade Mannes, em Nova York, nos Estados Unidos.

Ainda na área de formação, foram preenchidas 25 vagas oferecidas para bolsistas interessados em participar da Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho. Esses jovens músicos agora têm direito a receber R$ 600 mensais. Um novo edital será divulgado pela Secretaria de Estado da Cultura sobre o preenchimento das vagas restantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;