Internacional Titulo
Paquistão realiza teste de novo míssil
Da AFP
26/07/2007 | 13:10
Compartilhar notícia


O Paquistão realizou nesta quinta-feira um teste bem sucedido de seu novo míssil de cruzeiro nuclear anti-radar que, segundo informou o Exército em um comunicado, serve para "consolidar a capacidade estratégica do Paquistão e fortalecer a segurança nacional”.

O míssil, denominado Babur (Hatf VII),  já havia sido testado em março de 2005, mas sofreu modificações até a versão atual. Agora, tem um alcance de 700 km, o suficiente para atingir Nova Délhi (Índia). Um comunicado afirma que o presidente Pervez Musharraf e o primeiro-ministro Shaukat Aziz parabenizaram os cientistas e engenheiros pelo êxito.

O Hatf VII pode ser disparado de submarinos militares ou aviões de combate F-16 e F-17 e tem capacidade para levar ogivas nucleares ou convencionais.

Acordo - Em fevereiro de 2007, o Paquistão assinou um histórico contrato com a Índia para acabar com o perigo de possíveis acidentes provocados por armas atômicas. Ambos os países realizam habitualmente testes de mísseis desde que começaram sua particular corrida armamentista nuclear, em maio de 1998.

Embora exista um acordo segundo o qual tanto o governo indiano como o paquistanês devem informar mutuamente sobre testes de mísseis balísticos, o Paquistão não disse que comunicou antecipadamente Nova Délhi sobre o teste do míssil Babur.

Em 2004,  os dois países asiáticos colocaram em andamento um lento processo de paz para acabar com seis décadas de hostilidade e resolver sua disputa sobre o território da Caxemira, a causa das três guerras indo-paquistaneses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;