Setecidades Titulo Segurança pública
Criminalidade cai no Grande ABC

Número de homicídios teve redução mais
expressiva, com queda de 37% em outubro

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
25/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A criminalidade caiu em outubro no Grande ABC, segundo dados divulgados ao Diário com exclusividade pela SSP (Secretaria da Segurança Pública). As estatísticas criminais mensais serão disponibilizadas apenas hoje, mas, conforme a Pasta, houve queda no número de homicídios, roubo e furto de veículos e furto em geral quando se comparam os índices com o mesmo mês do ano passado.

A redução mais expressiva foi registrada no número de assassinatos, que teve queda de 37%, passando de 27 casos em outubro de 2013 para 17 no mês passado.

O roubo de veículos alcançou queda de 12,9%, baixando de 1.285 casos no ano passado para 1.119 neste ano. Já os furtos de automotores caíram de 1.010 ocorrências para 897 no período de um ano, o equivalente a redução de 11,2%.

Os furtos em geral, de acordo com a SSP, tiveram diminuição de 17,9%. Em outubro de 2013 foram registrados nas sete cidades da região 2.337 casos, contra 1.918 no mesmo mês deste ano.

Para o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, a queda se deve ao aumento do policiamento na região. “As mortes intencionais continuam caindo na região do Grande ABC e já temos uma queda acumulada de mais de 8% desde o começo do ano. Os roubos e os furtos de veículos também estão caindo e demonstram tendência de queda desde o advento da Lei dos Desmanches, em julho. Já fizemos, em toda Grande São Paulo, 102 fiscalizações que resultaram no fechamento de 42 estabelecimentos. É por isso que tivemos queda nos furtos e roubos de veículos”, destaca.

Para a comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Cláudia Rigon, a queda se deve, principalmente, ao reforço no policiamento proporcionado pela Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar). “São 200 policiais a mais nas ruas diariamente, e não é só a população que nota isso. Os criminosos também percebem e isso acaba inibindo a prática”, afirma.

A comandante destacou o trabalho dos batalhões regionais no sentido de organizar operações e direcionar o policiamento para as regiões onde a criminalidade é maior. “As abordagens auxiliam na diminuição dos homicídios porque o principal jeito de reduzi-los é tirar armas das ruas.”

Coronel Cláudia enfatizou ainda a realização, neste mês e em dezembro, de operações em parceria com os comandos metropolitanos de Osasco, Guarulhos e Mogi das Cruzes. “Essas ações já ocorreram em Mauá e Diadema e vão continuar ao longo do próximo mês como forma de prevenir os crimes nesta época de compras de Natal. A tendência é que a queda nos índices continue nos próximos meses.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;