Turismo Titulo
Festivais agitam verão na Europa
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
31/07/2008 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


Depois de um inverno rigoroso em alguns países, a Europa celebra o calor, as férias de verão e a ‘invasão' dos turistas com uma infinidade de eventos culturais tão diversos quanto animados. E os números do turismo nacional indicam que os brasileiros não pretendem ficar de fora dos festejos.

Segundo o presidente da Comissão Européia de Turismo no Brasil, Danny Guimarães, o continente recebeu 1,5 milhão de visitantes verde-amarelos em 2007, número que deverá registrar um crescimento de 20% neste ano, atingindo o total de 1,8 milhão de pessoas.

E se depender das festas, não faltarão motivos para o turista tupiniquim embarcar. Nem países para visitar a pretexto de conferir algum evento. Entre os dias 6 e 16 de agosto, a cidade suíça de Locarno servirá de palco para um dos mais importantes festivais de cinema da Europa, que já revelou talentos do naipe de Roberto Rosselini, Claude Chabrol, Stanley Kubrick e Paul Verhoeven.

REINO UNIDO
Na Escócia, os castelos seculares, parques e ruas da fantasmagórica Edimburgo servirão de cenário para apresentações de dança, arte e teatro a céu aberto.

Ainda no Reino Unido, o 5º Festival da Inglaterra levará ao palco nomes como Alanis Morissette, Lenny Kravitz e Duffy, além de outros músicos que não costumam participar do circuito de festivais. Os shows serão promovidos em dois locais: Chelmsford, no Sudeste do país, e Staffordshire, em Midlands.

Já a capital, Londres, realizará uma semana antes, entre os dias 5 e 9 de agosto, mais uma edição do Great British Beer Festival: um deleite para quem não dispensa uma caneca de cerveja.

ESPANHA
Enquanto a Grã-Bretanha investe em música regada a cerveja, as nações ibéricas apostam na tradição das festividades à beira-mar para agitar o verão. Na Espanha, a Festa da Água é o momento mais esperado da Semana Grande de Vilagarcía de Arousa, quando milhares de pessoas saem às ruas gritando ‘água!' em meio ao calor escaldante do verão europeu.

Para cumprir a tradição, bombeiros molham os participantes, que aproveitam o ‘refresco' para assistir a concertos gratuitos ao ar livre, apresentações de grupos folclóricos, desfiles de carroças e batalhas de flores.

Outras atrações no país das castanholas são as corridas de cavalos de SanLúcar de Barrameda, que ocorrem nas marés baixas desde 1845, sempre em agosto; e a prova internacional de nado em Navia, na costa das Astúrias, que culmina com um combate naval entre um barco e um castelo de luzes no Porto.

Esta última começou em 1958 e acontece sempre durante a primeira quinzena de agosto, coincidindo com as festas em honra de Nossa Senhora da Barca e São Roque.

Há também o Criterium dos Ases, a Mini-Descida e a Copa de Astúrias de Natação de Longa Distância, que ocorrem simultaneamente. O evento é animado por grupos folclóricos da Espanha e de outros países, apresentações musicais, desfiles de carroças, degustações de sidra, oferenda de flores à Virgem da Barca e um almoço comunitário.

ITÁLIA
A Itália promete mostrar que a fama dos seus conterrâneos com os pincéis não se deve apenas aos grandes gênios da pintura renascentista nascidos no país. Pelo menos é isso o que esperam os organizadores da Bienal Européia de Arte Contemporânea, que deverá revelar novos talentos da região de Trentino Alto Adige, no Nordeste da Bota, de 26 de agosto a 29 de setembro.

Nesse mesmo período, a Itália também será animada pelo Ópera Festival de Sferisterio, pelo Festival do Sol e pelo Riviera Beach Games 2008. Com tantos eventos, difícil é decidir onde aportar as malas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;