D+ Titulo Doenças
Verão sem perder o ar
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
18/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Além de dias quentes e úmidos, o verão também pode reservar doenças respiratórias devido às alterações de temperatura.

Mas o pneumologista Bernardo Kiertsman, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, explica que o problema depende do histórico de cada paciente. "Quem trabalha em locais fechados, tem tendência alérgica e passa por mudanças bruscas de temperatura pode ter rinite, sinusite, resfriados e até pneumonia", afirma.

O professor de pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC, Márcio Abreu Neis, explica que a gripe diminui as defesas do organismo, propiciando a infecção por bactérias e levando à pneumonia. "Diferentemente do que muitos acreditam, essa patologia não é resultado de gripe malcurada ou por ingestão de líquido gelado", explica.

No verão, Kiertsman diz que o importante é ficar em lugares arejados, tomar bastante líquido, não usar muitas roupas, evitar piscinas aquecidas e tratadas com cloro em espaços sem ventilação.

Outro vilão no verão é o ar-condicionado. "Um adulto gripado que trabalha num escritório, com ar-condicionado, pode disseminar o vírus para cerca de 70% das pessoas no local", alerta Kiertsman.

O tratamento das principais doenças respiratórias consiste em aliviar os sintomas como febre, dor de cabeça e coriza. "Em caso de infecção bacteriana, é indicado o uso de antibióticos", afirma.

Márcio Neis completa que o procedimento depende de cada quadro. Para resfriado e gripe recomenda analgésicos. Para pneumonia administra antibióticos. Sinusite, asma e bronquite necessitam a combinação de medicação com antibiótico, anti-inflamatório nasal e oral e bronco-dilatadores. Todos com prescrição médica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;