Internacional Titulo
Asma pode estar relacionada à variação genética
Por Da AFP
14/04/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Uma pequena variação de um gene aumenta o risco de a pessoa ser asmática e sofrer de uma diminuição das funções pulmonares, segundo uma pesquisa da Universidade de Chicago publicada nos Estados Unidos.

Essa variação do gene, denominado CHI3LI, deixa o indivíduo mais suscetível de sofrer asma, ao aumentar uma proteína (YKL-40) que atua como importante marcador dessa doença, assim como do câncer.

“Em contrapartida, uma versão ligeiramente diferente desta variação genética gera uma diminuição desta mesma proteína, que tem um efeito protetor contra a asma”, explica a doutora Carole Ober, professora de genética humana da faculdade de Medicina da Universidade de Chicago (Illinois) e principal autora deste estudo, que será publicado no New England Journal Of Medicine no próximo dia 17.

Apesar de a descoberta inicial ter sido feita em um estudo realizado em uma população geneticamente isolada – os Hutterites, em Dakota do Sul (Oeste) –, os pesquisadores puderam confirmar os resultados em outros dois grupos de populações diferentes em Chicago: Madisson (Wisconsin) e Freiberg, na Alemanha.

“Falta muito por descobrir sobre essa relação. Mas, ao menos agora, sabemos onde procurar”, indicou Ober, destacando que uma simples e única variação no gene CHI3L1 poderá ser responsável por grande parte do risco de ser asmático.

Desta forma, caso a proteína YKL-40 seja bloqueada no organismo, poderá se reduzir fortemente a gravidade da asma em alguns indivíduos.

“Além disso, a identificação do genótipo poderá permitir determinar as pessoas que se beneficiariam mais deste tratamento”, indicou.

Estatísticas - A asma é uma doença crônica, tratável, que provoca um fechamento das vias respiratórias, dificultando a respiração.

Mais de 22 milhões de pessoas sofrem de asma nos Estados Unidos, dos quais 6,5 milhões são crianças menores de 18 anos, segundo os CDC (Centros Federais de Controle e Prevenção de Doenças).

Você sabia?

-
Médicos catalães vão poder receitar spray de maconha contra a dor em Barcelona, na Espanha. Depois de um teste clínico estimulado pelo Departamento de Saúde do governo regional da Catalunha, os médicos catalães decidiram liberar o medicamento para doentes em estado grave ou crônicos que não consigam alívio com outros remédios. As conclusões do teste, realizado nos últimos 18 meses com 207 enfermos, indicam que quase metade dos pacientes melhoraram depois do tratamento com o spray sublingual de maconha, um produto comercializado no Canadá (como Sativex).

- Dezenas de pessoas morreram após tratamento com o anticoagulante heparina, anunciou a FDA, agência americana de controle de medicamentos, ao identificar uma substância contaminante nos lotes do remédio fabricado na China. Na última terça, a FDA confirmou 103 óbitos entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2008. Desses, 62 pessoas mostraram reações alérgicas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;