Economia Titulo Tributos
Ano mal começou e
contas já batem à porta

Além da matrícula da escola dos filhos e do material,
os carnês de IPTU e IPVA têm data certa para chegar

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
01/01/2013 | 07:17
Compartilhar notícia


Mais um ano começou e com ele muitas contas para pagar. Além das escolas dos filhos (matrículas e materiais escolares), os carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) têm data certa para chegar. Essas despesas sazonais são responsáveis por deixar muitas contas bancárias no vermelho, caso não haja planejamento financeiro.

Os carnês do IPTU já começaram a ser distribuídos. Em São Bernardo e São Caetano, por exemplo, a entrega já teve início. Em Santo André, Rio Grande da Serra e Diadema os boletos devem chegar na primeira semana de janeiro. Os moradores de Ribeirão Pires receberão os carnês de IPTU entre o fim de janeiro e início de fevereiro. Já a Prefeitura de Mauá informa que os materiais estão na gráfica, em processo de impressão, e sem previsão de chegada aos munícipes.

Em 2013, o imposto sobre imóveis estará um pouco mais caro. Os reajustes podem chegar a 5,64%, como é o caso de quem reside em São Bernardo. A Prefeitura da cidade explica que a correção no valor é com base no IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em Santo André a atualização monetária reflete a variação anual do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 5,53%.

A Prefeitura de Diadema informa que a atualização monetária do IPTU em 2013 é de 5,45%, exceto para imóveis cujos dados da edificação, do terreno, da inscrição imobiliária e do logradouro tenham sido alterados em 2012 por alteração cadastral.

A Prefeitura de Ribeirão Pires teve como base para o cálculo do imposto o IPC/Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com correção de 4,92%.

Já a Prefeitura de São Caetano não informou o percentual de reajuste do imposto, no entanto, estima que o valor da receita de IPTU em 2013 seja de aproximadamente R$ 157,5 milhões. Neste ano o total foi de R$ 128 milhões. A cidade tem 78,5 mil contribuintes, destes 12,2 mil terão isenções totais ou parciais.

Mauá e Rio Grande da Serra não estimaram o reajuste no valor do tributo para este ano.

 

DESCONTOS

Aqueles que não comprometeram muito de sua renda com as compras de Natal podem economizar um pouco na hora de pagar o IPTU. Os contribuintes que quitarem o imposto à vista terão desconto de até 10%, como é o caso de quem reside em Mauá. Já aqueles que estão com a conta bancária comprometida podem parcelar em até 12 vezes o pagamento do tributo.

Em Rio Grande da Serra quem pagar em cota única terá desconto de apenas 3%. Os aposentados cadastrados também terão abatimentos.

A maioria dos contribuintes (cerca de 5.000 carnês) de Diadema terá o vencimento da parcela única ou primeira parcela dia 25. Os demais terão o vencimento da parcela única a partir de 18 de fevereiro e contarão com desconto de 10% até a data de vencimento. Já os moradores de São Bernardo que optarem por pagar o tributo de uma vez terão abatimento de 5% do total.

Em Ribeirão Pires os aposentados podem ter desconto de até 100% no IPTU, de acordo com o valor venal do imóvel. Para os demais contribuintes, há desconto de 5% para pagamentos à vista.

Os moradores de São Caetano terão abatimento de 6% no tributo nas parcelas únicas, cujo pagamento deverá ser feito até o dia 31.

Apesar de oferecer desconto para aqueles que pagarem o imposto à vista, a Prefeitura de Santo André não informou o índice oferecido.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;