Economia Titulo Previdência
Aposentados começam a receber hoje parcela do 13º

Gratificação natalina pode ajudar a quitar dívidas com juros altos; pagamento vai até o dia 6

Por Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
26/08/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


A partir de hoje começa a ser paga a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O pagamento vai até o dia 6 (veja tabela abaixo).

A chegada do dinheiro extra tem tudo para se transformar numa forma de chegar ao fim do ano com o nome limpo e as dívidas sob controle.

Para os que estiverem com a vida financeira em dia, a orientação é poupar todo ou parte do dinheiro extra para não ficar apertado com as contas que aparecem no começo do ano, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

ADVERTÊNCIA

Quem está pensando em emprestar o dinheiro para contratar crédito para parentes ou amigos precisa ficar atento. Por mais bem intencionada que essa pessoa possa ser, sempre há o risco de as coisas saírem do controle e as contas ficarem sem pagamento. Se essa dívida estiver no nome do aposentado e virar uma inadimplência, é ele quem ficará com o prejuízo.

NEGOCIAR SEMPRE

Se os beneficiários do INSS estiverem inadimplentes, a recomendação é procurar as empresas para negociar os débitos e limpar o nome. Para isso, é necessário organizar as dívidas que precisam ser pagas, começando pelas que têm juros mais altos. Os economistas da Serasa Experian lembram que nesta época do ano se intensificam as campanhas para a regularização de pendências e, portanto, é uma boa oportunidade para a renegociação, em que é possível aproveitar os descontos e vantagens oferecidos.

Outro alerta dos especialistas da Serasa: é preciso cuidado contra a ação de golpistas que se aproveitam do desejo do beneficiário do INSS de limpar o nome. A renegociação ou pagamento da dívida deve ser feita diretamente com a empresa para a qual se está devendo, sem precisar contratar intermediários. É bom lembrar que, devido ao desconto do Imposto de Renda, a segunda parcela do 13º salário será menor.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;