Esportes Titulo Copa Paulista
Azulão e Ramalhão
em clássico sem
charme, mas histórico

São Caetano e Santo André duelam pela Copa Paulista, às 16h, no Anacleto Campanella

Dérek Bittencourt
Thiago Bassan
24/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Esvaziado, em competição sem muito charme, mas que não deixa de ser o maior clássico do Grande ABC. Hoje, às 16h, no Anacleto Campanella, São Caetano e Santo André se enfrentam pela terceira rodada da Copa Paulista. As equipes ainda não venceram no torneio – o Ramalhão soma dois empates e o Azulão, que folgou na partida inicial, um – e um triunfo neste jogo pode embalar um dos times para a sequência do torneio.

O foco das equipes está claramente escancarado: o Campeonato Brasileiro das Séries B e D. Mesmo assim, os atletas que entram em campo na Copa Paulista tentam mostrar serviço aos técnicos Marcelo Veiga e Dedimar para serem lembrados e escalados na competição nacional.

No histórico do confronto, o São Caetano tem vantagem: em 24 encontros, venceu oito, perdeu sete e empatou nove. Na história recente, porém, o Santo André leva a melhor, tendo vencido os dois últimos, pelo segundo turno da Série B de 2010 e pelo Paulistão de 2011, ambos por 1 a 0.

Como o Ramalhão esteve ladeira a baixo nas últimas temporadas, os times não se encontram desde o embate pelo Estadual de dois anos atrás. Assim, este reencontro revive aquele que assumiu o posto de principal clássico do Grande ABC desde os anos 1990.

O jogo de hoje, porém, tem algumas peculiaridades que poderiam fazê-lo perder um pouco do status. Isso porque o Azulão vai a campo majoritariamente com a equipe sub-20. “Não escondemos de ninguém que o nosso objetivo nessa competição é revelar jogadores. Hoje, temos molecada com expectativa de subir. E esse projeto vai nos dar bons frutos”, disse Martine.

Já o Ramalhão, nas duas primeiras rodadas, mesclou jovens atletas do time de juniores com experientes que não estão sendo aproveitados na Série D, casos de Nequinha, Junior Paulista e Juninho Cappa. “Clássico é clássico. As prioridades podem ser outras, mas não muda o conceito”, destacou o técnico Dedimar.

Jogos Regionais mudam o Ramalhão

Em razão da representação da cidade de Santo André nos Jogos Regionais, a equipe da Copa Paulista foi ligeiramente prejudicada. Isso porque os atletas do sub-20 viajaram para Barueri em busca da medalha de ouro em nome dos andreenses e, consequentemente, o técnico Dedimar acabou com o time desfalcado, tendo de recorrer àqueles que estão na disputa da Série D nacional.

Desta forma, o zagueiro Rayan e os atacantes Makanaki e Gustavo reforçarão a escalação ramalhina. Além deles, Luiz Ricardo reaparece, formando o trio ofensivo, recuperado após cirurgia na mão direita. “Diante da necessidade, devemos remanejar alguns jogadores (que não foram a Barueri) ou utilizar peças do nosso próprio elenco (principal). O que não queremos é ter problemas com a viagem de quinta-feira (amanhã), para Penápolis, porque o nosso jogo chave é sábado”, explicou o treinador, referindo-se ao duelo contra o Penapolense, pela Série D.

“Temos que estar preparados, porque às vezes o sub-20 pode dificultar ainda mais por querer mostrar serviço. A diferença se mostra na aspiração dos jogadores”, emendou. DB

Martine alerta para importância dos desafios contra rivais da região

Embora para muitos o clássico de hoje não seja tratado com a importância que deveria, para o técnico do São Caetano, Daniel Martine, entende que partidas como essas ficam gravadas para sempre na memória de atletas e torcedores.

“Jogar contra o Santo André, São Bernardo, são atrativos a parte. Mesmo que eles (Ramalhão) estejam com time B, o jogo exige grande respeito para nós, pois estamos buscando o entrosamento ideal para nossa equipe. Temos bons jogadores na base e eles virão com muita vontade para este desafio”, analisou o treinador.

Sem destacar um ou outro jogador, Martine afirma que a base do Azulão tem muitos destaques que podem aparecer na equipe que disputa a Copa Paulista. “Nosso grupo não tem um lado esquerdo mais forte que o direito, ou vice-versa. O conjunto é bom e muito bem organizado. Os meninos apostam no toque de bola veloz, e com o tempo vão crescer no torneio”, analisou.

A comissão técnica do Azulão pretende utilizar na Copinha jogadores que não estejam sendo usados pelo técnico Marcelo Veiga na Série B do Campeonato Brasileiro. Por isso, a novidade no Azulão hoje pode ser a estreia do volante Dudu no lugar de Mateus. TB




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;