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Como montar equipe campeã - parte 3

Fidelizar os funcionários é fundamental. Veja o que é preciso fazer para que eles se engagem.

Cíntia Bortotto
23/04/2012 | 00:00
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Dando continuidade ao conteúdo da semana passada, o terceiro passo para montar um time campeão na sua empresa é fidelizar a equipe. Eu diria que esse é o tema do momento. A mesma conta que comprova a importância da seleção vale para a retenção. Portanto, fazer com que as pessoas se motivem e se engajem é um razão de ponderação entre os empresários. Como reter e engajar a equipe? Seguem algumas sugestões:

* Clareza de visão: mostrar para as pessoas aonde a empresa quer chegar é convidá-las à reflexão de pertencimento. A clareza de visão é aspecto primordial, principalmente para a geração Y (nascidos entre 1978 e 1995);

* Condições de trabalho (materiais, equipamentos): esse é um aspecto básico quando falamos em motivação e engajamento. É necessário minimamente um bom ambiente para se trabalhar, do ponto de vista físico principalmente;

* Feedback constante: esse é outro ponto que a geração Y demanda;

* Amizades no trabalho: a Gallup Organization coloca entre seus 12 pontos chave de engajamento que a organização propicie um ambiente no qual as pessoas possam desenvolver laços de amizade. Esse aspecto colabora com o índice de engajamento das pessoas;

* Programas de desenvolvimento: a maior parte dos colaboradores pede demissão do chefe e não da empresa. Para se reter talentos, há de se ter bons chefes que promovam a vontade de pertencer de seus colaboradores;

* Remuneração: é necessário se pagar pelo menos na mediana da faixa, para que o colaborador não se sinta "prejudicado" em pertencer àquela organização;

* Horário flexível: esse é outro aspecto importante para a geração Y, já que um dos valores dessa geração é a capacidade de gerenciar melhor a vida da empresa e a vida pessoal.

* Oportunidades de crescimento: mostrar para o colaborador que essa organização tem oportunidades de crescimento e que pessoas ‘da casa' terão prioridade em detrimento de outros reforça a ideia de pertencer e acreditar que você terá a oportunidade se estiver preparado para ela;

* Programas de coaching e mentoring podem ajudar a reter as pessoas, principalmente talentos que sabem o quanto esses programas têm de investimento e exposição. Determinar um coach ou um mentor é sinal de maturidade organizacional.

* Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: esse é outro ponto de destaque para a geração Y que prioriza entre seus valores a vida fora do ambiente de trabalho;

* Segurança: as pessoas querem pertencer às organizações que dêem o mínimo de segurança de que não irão quebrar.

Siga confiante e boa sorte!




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