Política Titulo
Reestruturação da ETC é aprovada em São Bernardo
Miriam Gimenes
Especial para o Diário
14/12/2005 | 08:05
Compartilhar notícia


Os vereadores de São Bernardo aprovaram terça-feira projeto do Executivo que reformula a ETC (Empresa de Transportes Coletivos). A proposta exclui da lei que criou a empresa pública os artigos referentes à exploração dos serviços e inclui a reestruturação do quadro funcional. Com isso, a ETC fica apenas com a responsabilidade de gerenciar o transporte coletivo municipal, função que executa desde 1998. Hoje, a empresa faz a fiscalização dos 107 microônibus e 250 ônibus.

A modificação é necessária para atender recomendação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que, após análise da atuação da empresa, constatou maioria de cargos comissionados e contratações sem concurso público. "A empresa era conhecida por ter cargos de cabide e a lei vem para mudar essa imagem", disse o líder de governo, Alex Manente (PPS).

Segundo Manente, a administração deve priorizar a reformulação dos cargos já existentes, destacando a fiscalização exercida pela empresa. A principal justificativa é a melhoria da qualidade do atendimento das viações de ônibus.

O placar de terça-feira teve dois votos contrários e duas abstenções, todos da bancada de oposição, sob alegação de que a empresa, com a reformulação dos cargos, aumentaria em 35 o número de pessoas a serem contratadas, gerando, portanto, mais custos para a Prefeitura. Manente rebateu dizendo que o projeto eliminará 35 cargos por vacância, isto é, serão extintos assim que os ocupantes se aposentarem. Com a nova estrutura, a ETC terá 62 pessoas. Sendo 12 de livre nomeação (diretores, gerentes, assistentes, supervisores). Somente o cargo de diretor-presidente é de escolha única do prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;