Política Titulo Novela
Após impasse, PSDB define hoje retomada de prévias

Ideia é a de concluir processo até domingo; disputa fracassou depois de falha técnica

26/11/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Michel Jesus/ Câmara dos Deputados


Depois de cinco dias de impasse em relação à retomada das prévias presidenciais, a cúpula do PSDB avalia que poderá definir hoje a nova data para a conclusão da escolha de seu candidato ao Palácio do Planalto.

Duas empresas já avançaram nos ‘testes de estresse’ aos quais estão sendo submetidas. Esse processo deve terminar durante a madrugada e, se tudo correr bem, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, vai reunir os candidatos para definir quando a votação será reiniciada. A ideia é que as prévias sejam concluídas até domingo. “Eu estou torcendo por isso”, disse Araújo, que afirmou haver um nível de exigência muito elevado para as empresas que estão desenvolvendo o aplicativo de votação.

O PSDB espera chegar o quanto antes ao fim da novela em que se transformou a realização das prévias. Com os governadores João Doria (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio na disputa pela indicação, o desgaste político com a paralisação das eleições internas tem sido grande para os tucanos. Além disso, o problema ampliou a divisão no PSDB, especialmente entre as campanhas de Doria e Leite.

Existe ainda a queixa que a demora na escolha do candidato está permitindo que outras forças políticas ocupem o espaço no cenário eleitoral. Há a preocupação com o fato de o ex-ministro da Justiça Sergio Moro estar com sua candidatura avançando justamente entre os possíveis eleitores da chamada terceira via. Por isso, os tucanos querem terminar essa etapa e recuperar o terreno perdido.

No domingo, o aplicativo feito pela Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apresentou problemas logo pela manhã e a votação teve de ser suspensa. Na quarta-feira, a instituição afirmou, em nota oficial, considerar “muito plausível” a possibilidade de seu aplicativo ter sido alvo de um ataque de hackers.

Para a Faurgs, o problema que impediu o funcionamento da ferramenta on-line de votação teve como causa mais provável “um congestionamento de acessos incompatível com o número de eleitores cadastrados”.

Diante desta conclusão, o PSDB decidiu que iniciará uma apuração interna e enviará, em até dez dias, o material para a Polícia Federal investigar se houve ou não ataque hacker ao aplicativo usado pela Faurgs. Os votos dados em urnas eletrônicas não sofreram nenhum problema e serão computados na apuração geral das prévias. “Estaremos acompanhando de perto, porque isso não foi um ataque a um app, e sim ao próprio PSDB”, afirmou Eduardo Leite, em mensagem postada no Twitter.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;