Fechar
Publicidade

Domingo, 22 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Prainha do Riacho Grande é liberada para banhistas a partir deste sábado

DGABC/ Celso Luiz Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo, assinou decreto que estabelece a liberação do espaço


Da Redação
Do Diário do Grande ABC

30/10/2021 | 14:54


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), assinou decreto que estabelece a liberação da Prainha do Riacho Grande já partir deste sábado (30). O documento foi publicado na edição de quinta-feira do Notícias do Município. A medida adotada pelo chefe do Executivo se dá com base na redução da taxa de pacientes internados de Covid-19 e no avanço da vacinação da população na cidade. A oficialização se estende ao acesso de banhistas à Prainha nas dependências do Parque Estoril.

Os acessos aos espaços estavam fechados há aproximadamente um ano e dois meses, quando houve decisão de interditar locais públicos que apresentavam, à época, potencial de aglomeração. Antes da pandemia, a Prainha do Riacho reunia média de 5 mil frequentadores por fim de semana. Naquela data, 182 pessoas estavam internadas na rede municipal de saúde, sendo 43% em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 32% em enfermaria. Atualmente, a média tem sido de 35 (16% em UTI, por exemplo).

“Nós fomos obrigados a interditar a Prainha do Riacho há pouco mais de um ano, que é um lugar de lazer onde as pessoas, nos dias de calor, principalmente nos fins de semana, vêm para o local com a família. Durante esse período foi importantíssimo manter o isolamento exatamente para controlar a pandemia, agora vamos liberar. A partir deste sábado, a prainha está de volta. Com a proximidade do verão, será mais uma opção de lazer”, pontuou o prefeito, ponderando que ainda é necessário cumprir os protocolos sanitários, como o uso da máscara.

Morando compareceu à Prainha do Riacho ao lado do secretário municipal de Segurança Urbana, Carlos Alberto dos Santos, que endossou a avaliação de que o cenário atual na cidade se mostra em condições para autorização da reabertura. “Está na hora de liberar. A pandemia está praticamente controlada (em São Bernardo), e a conscientização da população também ajuda. Acredito que é momento de liberarmos. Essa medida desagradou muitas pessoas (na ocasião), mas foi extremamente importante para conter a pandemia na cidade.”

FISCALIZAÇÃO 

Desde a implantação da medida, a administração manteve operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Vigilância Sanitária para impedir a entrada de moradores no local. Para isso, agentes da GCM fizeram diariamente rondas ostensivas em toda área para garantir que a interdição fosse respeitada, assim como a obrigatoriedade do uso da máscara, cumprida. A fiscalização sobre o cumprimento dos protocolos sanitários continuará sendo feita no local.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;