Turismo Titulo
Viagem no tempo
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Além do famoso queijo e das extensas planícies que chegam a se cobrir de neve nos meses mais frios do ano, a cidade de Belmonte, na região da Serra da Estrela, inaugurou no ano passado um atrativo turístico que tem tudo a ver com o Brasil. Trata-se do Museu dos Descobrimentos, que completou um ano de existência segunda-feira com a marca de 19 mil visitantes - 2.300 deles brasileiros.

No centro interpretativo A Descoberta do Novo Mundo, a saga de Pedro Álvares Cabral é recriada com direito a espaço reservado para o Brasil e Porto Seguro. Ao todo, 16 salas interativas contam a história dos descobrimentos portugueses. Através de recursos multimídia, o turista descobre como as naus eram preparadas para as longas viagens mar adentro, como os navegadores usavam as estrelas para se guiar, como foi a preparação da viagem à Índia, a chegada de Cabral ao Brasil e até sentir o balanço da viagem em alto-mar.

A preocupação com detalhes, a propósito, impressiona. Na sala dedicada ao Brasil, por exemplo, o clima foi alterado para imitar a temperatura dos trópicos.

Também são retratadas a paisagem, a biodiversidade brasileira - com mais de 2.500 frutos -, as referências musicais, a cultura e a consequente miscigenação entre os diferentes povos.

Obras de artistas portugueses e brasileiros completam o acervo, com destaque para Sebastião Salgado, Luciano Candisani, Alex Uchoa, Gilvan Barreto, Ana Mokarzel, Gleice Bueno e Eneida Serrano.

HISTÓRIA - Portugal é um dos países mais antigos da Europa. Tem a mesma nacionalidade desde 1.143 e as mesmas fronteiras desde 1297, nascidas das lutas de reconquista cristã travadas na península ibérica após mais de 600 anos de domínio árabe.

Sua fase áurea foi a época das Grandes Navegações, a partir do século 14, e a consequente sucessão de descobrimentos e conquistas lusitanos, que culminou no alcance das Índias por Vasco da Gama e no descobrimento do Brasil pelas frotas de Pedro Álvares Cabral.

Depois, o país passou por um tempo sombrio, de estagnação econômica, até que a Revolução dos Cravos, em abril de 1974, pôs fim aos quase 50 anos de isolamento impostos pela ditadura salazarista. Graças a ela, Portugal começa, aos poucos, a reabrir suas portas à modernidade, o que facilitou a sua adesão à União Européia em 1986.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;