Memória Titulo
Elevada a hóstia, tocava o Hino Nacional...

Na Semana Ribeirão Pires, folheamos o livro Igreja Matriz São José...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Na Semana Ribeirão Pires, folheamos o livro Igreja Matriz São José, 100 anos de evangelização, que acaba de ser lançado. E lemos, nas páginas 122 e 123, sobre as tradicionais festas em louvor ao padroeiro:
"(...) quando o pároco elevava a hóstia, era dado um sinal e a banda musical que ficava fora da igreja tocava o Hino Nacional Brasileiro".

"A procissão era realizada com a grande imagem de São José que está hoje no altar-mor. Eram escolhidos oito homens fortes que se revezavam e na troca usavam as escoras com garfo de ferro para sustentar a imagem".
"Em 1954, com a construção do novo altar-mor e com a colocação da imagem de São José no mesmo, padre Fernando Sperzagni decidiu que a grande imagem não mais sairia nas procissões. Foi adquirida outra imagem menor para este fim".

E vamos ao cineminha de hoje.

QUERMESSE
Parte da equipe da barraca de churrasco neste ano de 2012: Juliano (o primeiro à esquerda), Celina e Carlos.

JARDIM VALENTINA
Capela da Imaculada Conceição. Inaugurada em 30-11-1975 por dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo diocesano. A imagem da padroeira foi doada por Gumercindo Lacerda.

ESTÂNCIA NOBLESSE 
Capela de Nossa Senhora do Carmo. A primeira missa no terreno da capela foi celebrada em 16-7-1985. A capela foi inaugurada em 16-7-1996 pelo padre Egidio Battochio. Zezinho Zampol, Gregório Lopes e Maurício Migliani dirigiram-se à Aparecida, onde adquiriram a imagem da padroeira.

SEMINARISTAS
Jovens, curtindo uma noitada na quermesse da Matriz São José, os seminaristas Flávio Honório da Silva (Brasil), Felimón Rodriguez Sixtos (México) e Julián Zapata Betancur (Colômbia).

Crônica de um Mineirinho
Depoimento: Expedito Soares

A São Bernardo daquele tempo tinha aquelas famílias italianas. Não havia cisão nem preconceito contra as famílias que chegavam. Nunca consegui observar. Até porque quem me acolheu muito bem foi o Grotti, de descendência italiana.

Fui trabalhar com ele, que me chamava de Ditinho e me considerava como um filho.

O Grotti tinha um sítio no Batistini e eu ia levar lavagem para os porcos. A gente pegava nos restaurantes da Rota do Frango com Polenta aqueles baldões de lavagem e transportava numa camionete.

O velho Grotti tinha três filhas e um filho. E me adotou também. Tanto é que eu não queria ir embora de lá. Mas, com 18 anos, tive que me alistar, ingressei na Multibrás e fui tocando a minha vida.

EM 23 DE MARÇO DE...
1912 - Médico Almenor Jardim Silveira nasce em Santos. Cirurgião. Exerceu a Medicina em Santo André durante 35 anos. 
1962 - A Gazeta conta a história de Benedito Ferreira, professor no 1º Grupo de Santo André nos idos de 1917. Na época ele jogava no Paulistano e conquistou o tetracampeonato paulista.
1967 - Rotary inaugura o prédio da Casa da Esperança, em Santo André, destinado a abrigar crianças vítimas da poliomielite.
1977 - Poluição mata peixes na Represa Billings, em Eldorado.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 23 de março de 1982

Manchete - Debate na TV, o primeiro round: prefeito Reinaldo de Barros, de São Paulo, e senador Franco Montoro, candidatos ao governo do Estado. Iriam debater no Programa Ferreira Neto, do canal 4.
Política - PT lança candidatos: Celso Daniel em Santo André, Maurício Soares em São Bernardo, Gilson Menezes em Diadema, José Cantidio de Lima em Ribeirão Pires.
Em Mauá, o PT usou das sublegendas, com três candidatos: Luiz Soares Cruz, Francisco Roberto Grigio e Cairo Ferreira dos Santos.
O professor Oswaldo Dias, hoje prefeito, saiu candidato a vice em dobradinha com Cairo dos Santos.
Greve - Paralisada a área de Saúde no Grande ABC. Dez centros de Saúde e unidade do Instituto Adolfo Lutz, em São Caetano, não abriram as portas ontem.
Editorial - Saneamento sempre fica de lado.
Polícia - Engavetamento e morte na Via Anchieta.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
- Viradouro. Município desde 1916, quando se separa de Pitangueiras, na região de Jaboticabal.
- Ouro Verde. Elevado a município em 1954, quando se separa de Dracena. 

HOJE 
Dia Mundial da Meteorologia.

Trabalhadores
214 - Antonio Francisco Mariano, 55. Natural de Santo André. Residia à Rua Catequese, 676. Operário da Rhodia.
216 - Jacinto Santineli, 29. Natural de Paranapiacaba. Residia à Rua Capitão Marques, 81. Operário da Eletrocloro.
217 - João do Prado, 43. Natural de Ribeirão Pires. Operário da Atlantis. Residia na Rua Vitória, em Mauá.Fonte: 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves

CAPITAL BRASILEIRA 
Florianópolis (SC), fundada em 23-3-1726. 

SANTOS DO DIA 
Turíbio de Mogrovejo (bispo), Fidelis, Domicio e Rebeca. 
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Nossa Senhora da Piedade. Procedente do antigo cemitério do Mosteiro da Luz, São Paulo. Século 18. Papier machê (papel prensado) policromado.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Amélia Alves Rodrigues de Freitas, 90. Natural de Limeira(SP). Dia 21, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, na Vila Assunção.
Nadir Marques de Jesus, 83. Natural de São Paulo (SP). Dia 16. Crematório de Vila Alpina.
Terezinha Maria de Amorim Marques, 81. Natural de Afogados da Ingazeira (PE). Dia 19. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Irene Nunes Morais, 92. Natural de São Bernardo. Dia 21. Cemitério da Paulicéia.
João Ferreira da Silva, 71. Natural de São Caetano. Dia 19. Cemitério dos Casa.
Luiz Aparecido Pasqualini, 68. Natural de São Caetano. Dia 19. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO
José Oliveira de Souza, 87. Natural de Rio Real (BA). Dia 21. Cemitério das Lágrimas.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;