Economia Titulo
Começa nesta terça oferta de ações do BB
Do Diário OnLine
05/11/2002 | 10:28
Compartilhar notícia


A oferta de ações do Banco do Brasil começa nesta terça-feira e vai até o dia 22 de novembro. Durante este período, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ofertará 132,3 bilhões de ações ordinárias, o equivalente a 17,8% do capital total do banco.

Os investidores que optarem por adquirir ações do Banco do Brasil com recursos próprios terão desconto de 5% no preço de oferta das ações. Os trabalhadores também poderão utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra, mas, desta vez, não terão desconto.

O presidente do BNDES, Eleazar de Carvalho, explicou nesta segunda que a decisão de não oferecer desconto no uso do FGTS foi tomada porque a instituição espera atrair grande parte do público mesmo sem esse incentivo. Ele ressaltou que a redução de 20% para 5% do desconto na venda da Petrobras para a Vale não diminui a procura pelo negócio.

As pessoas que já compraram ações da Petrobras ou da Vale com recursos do FGTS terão direito de aplicar até 50% do saldo atual da conta do Fundo. Já aqueles que já utilizaram dinheiro do FGTS para comprar papéis dessas empresas terão duas alternativas caso queriam se tornar acionistas do BB.

Uma delas atende os acionistas da Petrobras ou da Vale que desejam transferir os seu investimento para ações do Banco do Brasil. Aqui, o investidor deverá solicitar a migração de seus recursos até o dia 13 de novembro para depois realizar a compra das ações. Para essa modalidade de compra o valor mínimo para aplicação é de R$ 300, sem limite máximo.

A outra opção é destinada ao investidor que tiver parte do Fundo aplicado em papéis da Petrobras. Nesse caso, ele deverá retornar os recursos para a conta do FGTS e depois migrar para o fundo FMP/FGTS/BB, por meio da qual a compra será promovida. Aqui, o investidor só poderá utilizar parte dos recursos que retornaram para a sua conta do FGTS. Segundo o BNDES, essa operação pode ser feita até o dia 7 de novembro.

Já aquele investidor que deseja manter seus investimentos na Petrobras e na Vale e também quer comprar papéis do BB podem aplicar até 50% do saldo atualizado do FGTS, descontado o valor aplicado nas ações da Petrobras e da Vale que já tenham retornado apara a sua conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;