Internacional Titulo
Bomba de Jacarta era mais potente que a de Bali
Da AFP
10/09/2004 | 08:14
Compartilhar notícia


A bomba utilizada no atentado de quinta-feira contra a embaixada da Austrália em Jacarta, na Indonésia, que deixou nove mortos e 182 feridos, era mais potente que o artefato empregado no ataque terrorista em Bali, em 2002. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo ministro australiano das Relações Exteriores, Alexander Downer.

"Fui informado de que a bomba era mais potente do que a utilizada em Bali, mas que fique claro que não podemos fazer comparações, já que 202 pessoas foram mortas em Bali", declarou Downer aos jornalistas, durante uma visita ao local do ataque. Ele também disse que "é um milagre" que não haja mais vítimas fatais entre os 182 feridos.

"Há uma coisa que não esqueceremos nunca: os indonésios que perderam a vida para garantir a proteção de nossa embaixada. O que aconteceu com nossa embaixada foi terrível, mas meu sentimento predominante é que o fato de que as pessoas tenham sobrevivido é um milagre", disse.

Downer ressaltou que os dispositivos de proteção do prédio, como os vidros blindados, impediram que o número de mortos aumentasse.

Menina - Elisabeth Manuela Bambina Musu, uma garota australiana de cinco anos ferida no atentado, será enviada nesta sexta-feira para Cingapura para ser tratada, disse Downer. "Ela se encontra em um estado crítico, mas estável".

"Manny", como Elisabeth é conhecida, se dirigia para a embaixada da Austrália para receber seu primeiro passaporte australiano, quando o carro-bomba explodiu. Sua mãe indonésia morreu no atentado e a menina, única vítima grave australiana, foi inicialmente dada como morta. Seu pai, David Norman, é policial na periferia de Sydney.

Elisabeth tinha acabado de conseguir, em 1º de setembro, nacionalidade australiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;