Internacional Titulo
EUA confirmam perda de helicóptero no Iraque; caça também teria caído
Do Diário OnLine
03/04/2003 | 01:52
Compartilhar notícia


Um helicóptero americano Blackhawk foi abatido na noite desta quarta-feira (hora local, tarde no Brasil) nas proximidades de Karbala (sul do Iraque). Fontes do Pentágono citadas por TVs americanas e agências de notícias dizem que sete dos 11 militares que viajavam no veículo, derrubado por fogo de armas pequenas, morreram. Os outros quatro, feridos, foram resgatados pelas forças americanas. Mas o Comando Central dos Estados Unidos no Golfo Pérsico (Centcom) não confirmou a maioria dos dados. Há ainda informações de que um caça-bombardeiro FA-18 Hornet da Marinha dos Estados Unidos também foi abatido no Iraque.

Segundo o Centcom, lotado no Catar, o Blackhawk levava apenas seis pessoas. O Comando disse ainda que o aparelho caiu durante uma "missão operacional" – a hipótese de derrubada por fogo inimigo não foi confirmada. O Centcom afirmou que está investigando as circunstâncias da queda e se realmente houve vítimas.

Karbala foi palco de intensos combates entre tropas americanas e efetivos da Guarda Republicana nos últimos dias. Relatos do Pentágono sobre as batalhas confirmam que helicópteros Blackhawk foram usados no apoio das forças aliadas – tanto em ataques como em transporte de soldados. A fonte do Pentágono que transmitiu a notícia primeiramente falou que a nave não havia sido abatida por baterias antiaéreas, mas por armas comuns usadas pelos soldados em solo.

Poucas horas depois da notícia sobre a queda do helicóptero Blackhawk em Karbala, as TVs americanas Fox e CNN relataram que um caça FA-18 Hornet foi abatido no Iraque por mísseis terra-ar – usados nas baterias antiaéreas.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;