Cultura & Lazer Titulo
Livro revela que Dalí era homossexual
Das Agências
14/03/2001 | 15:36
Compartilhar notícia


O colombiano Carlos Lozano, amigo íntimo do pintor surrealista Salvador Dalí, revelou ao autor britânico Clifford Thurlow a homossexualidade de seu amigo. Thurlow acaba de lançar na Espanha o livro "Sexo, surrealismo, Dalí e eu".

Thurlow descreve pela primeira vez os capítulos mais íntimos da vida privada de Dalí, a partir do testemunho do pintor e bailarino colombiano Carlos Lozano, que conheceu o pintor em Paris, em 1969, e foi amigo dele até a morte.

Segundo Lozano, que morreu em 2000 depois de fazer a revisão do original em inglês, "Dalí era totalmente homossexual, e sempre ocultou isso. Ele viveu durante toda sua vida uma espécie de tormento que o levou a pensar além da conta no sexo", explicou o autor do livro, baseado em centenas de horas de conversas entre Thurlow e Lozano.

Em seus relatos, Lozano revive as festas oferecidas por Dalí, o "luxo desenfrenado" em que se desenvolvia e sua capacidade de "converter tudo em ouro".

"O que Dalí mais gostava de fazer era observar o ato sexual praticado por um casal jovem que chegou à sua casa de Portlligat, na Espanha e se excitava ainda mais se os dois amantes não se conheciam anteriormente", afirma Thurlow.

O "tormento" de Dalí por sua "oculta homossexualidade" se reflete em sua vida e em sua obra "impregnadas de sexo".

"Ao não praticar sexo, Dalí converteu-se em um voyeur (pessoa que se excita vendo o ato sexual) e, nesse círculo, Gala, sua mulher, tinha o papel da mãe porque Dalí queria uma mãe".

"Paralelo a isso, buscaram rapazes jovens, de 20 anos; ele por seu desejo homossexual, e ela por sua voracidade ninfomaníaca", acrescentou o autor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;