Política Titulo Lava Jato
Cela especial em que Lula ficará é garantida por lei

Espaço de 15 metros quadrados tem cama, mesa e banheiro privativo com chuveiro elétrico; Moro autoriza instalação de TV

Por Anderson Fattori
08/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ontem, às 22h30, na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba e foi encaminhado para a cela onde começou a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão em regime fechado por corrupção e lavagem de dinheiro. O petista ficará em sala definida pelo juiz federal Sérgio Moro, no ato do decreto da prisão, como “de Estado Maior”, termo que consta no inciso V do artigo sétimo da Lei 8906, considerado Constitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2006.

A cela do ex-presidente tem 15 metros quadrados e fica no quarto e último andar do prédio da PF, longe das celas onde estão os outros presos da Operação Lava Jato, como o ex-ministro Antônio Palocci e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, condenado na mesma ação. Ontem, logo após a prisão, Sérgio Moro permitiu que fosse instalada televisão no espaço, que conta com uma cama de solteiro, uma mesa pequena e banheiro privativo com chuveiro elétrico e pia. Na cela existe uma janela com vista para a área interna do prédio da PF e não tem grades na porta. O local será vigiado 24 horas.

O dormitório era usado para agentes federais em passagem por Curitiba. O espaço contava com três beliches, uma mesa pequena e televisão, segundo policiais que já dormiram no local. O alojamento fica em área menor do que a dos demais andares do edifício e está bem abaixo do heliponto. O pavimento normalmente é usado pelo Núcleo de Inteligência Policial, que lida com dados sensíveis de investigações.

Havia agentes em missão no alojamento, no início deste ano, quando foram comunicados que teriam de deixar o local. Desde então, as beliches foram removidas, a mesa também. Sobrou apenas uma cama e o colchão. As janelas dão acesso ao terraço do edifício, de onde se chega ao heliponto, mas estão isoladas.

ROTINA
Apesar de a cela preparada para Lula estar fisicamente isolada da carceragem, o tratamento em relação aos demais presos deve ser o mesmo: café com leite e pão com manteiga pela manhã e quentinhas no almoço e na janta, com direito a alimentos especiais levados pela família uma vez por semana, dentro de lista pré-estabelecida pela polícia. Os contatos com os advogados, familiares e horas de banho de sol por dia devem ser às quartas-feiras. Mas isso será confirmado por Moro.

A passagem do ex-presidente pela cela preparada na PF de Curitiba também pode estar limitada aos primeiros dias de cárcere. Cumprida a ordem do TRF-4 por Moro, abre-se processo de execução penal para Lula e o caso passa para a 12ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução penal. Um pedido da defesa do ex-presidente levará o juiz da área a analisar se mantém o petista no local ou se o transfere para cidade mais perto de sua residência.(com Estadão Conteúdo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;