Memória Titulo
O trabalhador constrói a sua memória
Por Ademir Medici
02/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Nação sindicalista do Grande ABC: assista na DGABC TV a atração da Memória que está no ar. José Carlos de Souza, o Tijolo, é o convidado e fala sobre o esforço desenvolvido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá em defesa da memória do movimento sindical.

Um belo trabalho, que tem à frente o próprio Tijolo, em parceria com Valderi Antão Ruviaro (o Vado). E na entrevista à DGABC TV Tijolo destaca nomes históricos do sindicalismo regional: Marcos Andreotti, Miguel Guillen, José Cicote e Philadelpho Braz, todos falecidos.

“Quem cutucava (pela preservação da memória sindical) era o Philadelpho Braz”, comenta Tijolo.

Philadelpho passava diariamente pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e recomendava:

– Vocês têm que guardar a memória, guardar o papel.

O estímulo de Philadelpho foi fundamental. Hoje os metalúrgicos andreenses possuem um acervo fantástico de fotografias, jornais, livros, vídeos, fichas de antigos associados, até mesmo material anterior à fundação do sindicato, ocorrida em 23 de setembro de 1933.

Todo o material está separado, catalogado. Uma parte pode ser consultada no site do sindicato. Outra parte está sendo processada para que os interessados possam acessar.

Há uma coleção completa do jornal O Metalúrgico. E foi no Sindicato de Santo André que o de São Bernardo (hoje denominado ‘do ABC’) conseguiu um exemplar raríssimo do nº 1 da Tribuna Metalúrgica.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

O que tem a ver a dupla Chitãozinho e Xororó com o movimento sindical do Grande ABC?

Fala Tijolo

Ninguém é dono de nada. A história não tem dono. Tudo o que eu sei é preciso repassar. O Philadelpho falava: “O homem sem memória é um homem sem vida e não tem proposta de luta”. Vamos fazer renascer esta história que está guardada no seu baú.

Uma data: 2 de julho de 1967

Nasce a expressão Grande ABC

Desde os anos 1950 consagrava-se na região a expressão ‘ABC’, acrescida do D (de Diadema), M (de Mauá), R (de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Com muito mau gosto, houve quem escrevesse – e ainda escreve – ABCDMRR. Era preciso descobrir uma nova expressão.

São Bernardo, nos anos 1960, já dividia com Santo André e São Caetano a força econômica da região, graças à passagem da Via Anchieta. A nova rodovia trouxe as montadoras de automóveis e suas empresas satélites, fabricantes de autopeças.

Em nível estadual, discutia-se a formação das regiões metropolitanas. Iria nascer a expressão ‘Grande São Paulo’. E por causa desta expressão, a velha Borda do Campo passaria a ser chamada de ‘Grande ABC’.

O nome ‘Grande ABC’ foi publicado pela primeira vez pelo semanário News Seller no domingo, 2 de julho de 1967, em cima dos estudos sobre a criação das áreas metropolitanas brasileiras.

No ano seguinte, o próprio News Seller mudaria de nome e cederia espaço ao Diário do Grande ABC, cujo número 1 circulou na quinta-feira, 9 de maio de 1968.

Em 2 de julho de...

1892 – Procuradoria da Intendência Municipal de São Bernardo inicia a aferição de carros, carroças e coleiras de cães mansos soltos pelas ruas da Vila. Segundo edital, após 15 de agosto seriam multados os que andassem sem os seus veículos aferidos e mortos os cães que fossem encontrados pelas ruas sem suas respectivas coleiras matriculadas.

1917 – Tiro de Guerra 34, de São Bernardo, preparava-se para participar da abertura do Congresso do Estado de São Paulo, em 14 de julho. Em sua última reunião, a presença de 200 homens, além de bandas de música com cornetas e tambores.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o Paraguai vai definir a sua atitude ante a entrada do Brasil e dos Estados Unidos na guerra.

1957 – Constituída a Scania-Vabis do Brasil – Motores Diesel, com fábrica no Ipiranga. A nova empresa produziria motores e a Vemag cuidaria da produção de veículos. Em 1962, já produzindo integralmente caminhões, ônibus e vários tipos de motores, a Scania inaugurou suas novas instalações na Vila Euro, em São Bernardo.

1972 – Palestra conquista o título de futebol do 1º Campeonato de Veteranos de São Bernardo.

Hoje

Dia do Bombeiro

Dia do Hospital

Santos do Dia

Pedro de Luxemburgo (França, Lorraine, 1369 – Villeneuve, 1387). Bispo

de Metz, nomeado aos

15 anos, e cardeal-diácono. Faleceu aos 18 anos.

Oto de Bamberga

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 2 de julho:

Na Bahia, Alagoinhas e Macajuba

No Amazonas, Amaturá

Na Paraíba, Curral Velho

No Paraná, Santa Isabel do Ivaí

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;