Economia Titulo
Inflação fica zerada em agosto pelo 3º mês seguido
Por
10/09/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


A inflação que baliza o regime de metas do BC (Banco Central), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), teve leve aceleração de julho para agosto, passando de alta de apenas 0,01% para alta de 0,04%, resultado que ficou no piso das estimativas dos analistas, que variavam de 0,04% a 0,19%.

Os produtos alimentícios tiveram deflação de 0,24% em agosto, ante queda de 0,76% em julho. Desse modo, a contribuição do grupo alimentação e bebidas para índice do mês passado foi de -0,05 ponto percentual, ante -0,17 ponto percentual no mês anterior. Já os itens não alimentícios registraram variação positiva de 0,12%, ante alta de 0,24% em julho.

Até o mês passado, o IPCA acumulava altas de 3,14% no ano e de 4,49% nos últimos 12 meses. No acumulado dos últimos 12 meses, se o preço dos produtos alimentícios foi o principal responsável pela elevação da inflação num patamar acima de 5% até abril, também foram determinantes para a redução da taxa no mesmo intervalo de 12 meses para abaixo do centro da meta, de 4,5%, em agosto.

O resultado acumulado no período até o mês passado representou a menor variação desde dezembro (4,31%), segundo a coordenadora de índices de preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Eulina Nunes dos Santos. Ela destacou que, em agosto, a inflação mensal medida pelo IPCA ficou "zerada" pelo terceiro mês consecutivo, após variação zero em junho e ligeira alta de 0,01% em julho.

No acumulado dos últimos três meses (junho, julho e agosto), o IPCA subiu apenas 0,05%. "Se a taxa fosse divulgada com uma só casa, isso equivaleria a zero", sublinhou Eulina. No mesmo período acumulado, os alimentos registraram queda de 1,89%, com recuos em junho (-0,90%), julho (-0,76%) e agosto (-0,24%). "Os alimentos têm tido influência muito expressiva na inflação deste ano."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;