Economia Titulo Pesquisa
Preços de produtos e
serviços para carros caem

Combustíveis foram maiores responsáveis pelo recuo, com
queda de 3,07%, enquanto estacionar ficou 1,62% mais caro

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
03/03/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


Os motoristas brasileiros iniciaram o ano gastando menos com a manutenção dos automóveis. Isso porque em fevereiro foi registrada a segunda queda nos preços da inflação do carro, medida pela Agência AutoInforme. No período, os custos caíram 0,21% e no acumulado do ano, os preços subiram apenas 0,31%.

A pesquisa inclui as peças de reposição, os serviços automobilísticos, os impostos de circulação, seguros e combustíveis.

Etanol foi o item que mais colaborou para esse recuo. O litro do derivado da cana-de-açúcar teve queda de 3,07% , sendo que nos dois primeiros meses, o indicador também está negativo em 3,93%.

No Grande ABC, esse impacto também foi notado, depois de quatro meses de alta. O combustível representa cerca de 30% to total de gastos do motorista. Juntos, álcool e gasolina registraram recuo de 2,13% no mês.

Algumas peças de reposição e serviços para o carro ficaram mais em conta como o jogo de velas (0,51%), cambagem (0,25%), filtro de ar (0,20%) e gasolina (0,20%). O relatório da AutoInforme destaca que o setor de manutenção está mantendo os preços, sem reajustes exagerados.

ALTAS - Em relação aos produtos que encareceram, a bateria lidera a lista, com 2,11%. O estacionamento avulso, item com a maior alta no ano passado, fica mais caro a cada mês. Parar o veículo no estacionamento pelo período de duas horas custou para o consumidor 1,62% a mais em fevereiro.

Peças e serviços como lona de freio e filtro de combustível e alinhamento na oficina mecânica também sofreram reajustes (veja no quadro acima).

No acumulado do ano, a maior queda nos preços ficou com o etanol (3,93%), enquanto o estacionamento teve a maior, de 3,49%.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;