Esportes Titulo Grande ABC
Passagem da Tocha Olímpica pelo Grande ABC entra para a história

Fogo percorreu 30,4 quilômetros em S.Caetano,
Sto.André e S.Bernardo com 141 condutores

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
24/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A passagem da Tocha Olímpica pelo Grande ABC entrou para a história da região. Milhares foram às ruas prestigiar o revezamento que começou com sol forte, terminou com frio e neblina e percorreu 30,4 quilômetros nas mãos de 141 condutores em São Caetano, Santo André e São Bernardo, onde o item pernoitou antes de seguir para a Capital, hoje pela manhã. Houve protestos, mas sem incidente sério, e a alegria e a emoção foram predominantes.

Em São Caetano, a tocha chegou por volta das 11h35 e foi carregada pela mesa-tenista Caroline Kumahara, que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos. “Estou numa expectativa muito grande (para carregar a tocha)”, disse a paulistana de 20 anos. “E mais ainda por ser na cidade (São Caetano) que me acolheu tão bem.”

Já em relação a Olimpíada no Rio de Janeiro, Caroline prometeu “dar o meu máximo” por uma boa participação brasileira, embora tenha deixado claro que as chances de medalhas são pequenas.

Quem teve a honra de ser o primeiro condutor em Santo André foi o professor de ginástica Guilherme Almeida de Pontes. Natural de Presidente Prudente, mora em São Bernardo há alguns anos e foi escolhido após participar de concurso de patrocinador. “Muito emocionante. Sempre vivenciei o esporte e participar deste momento histórico no Brasil está sendo de grande emoção”, afirmou Pontes, que explicou a mudança ao Grande ABC. “Vim em busca de grande sonho, que era ser treinador de modalidades de ginástica”, disse ele, que foi assistido e acompanhado de perto pelo namorado, sua mãe e algumas alunas.

Já em São Bernardo, o início do revezamento coube ao bicampeão mundial de parajiu-jítsu Rafael Rodrigues, 37 anos, morador de São Bernardo há dez.

“Vai ser um momento único na minha vida. É uma história que vou poder contar para meus filhos e meus netos. Não tem como descrever”, afirmou ele, emocionado. (colaboraram Angelo Verotti e Dérek Bittencourt)

Vencedores em concurso de redação dão pontapé inicial aos condutores nas cidades

Nove jovens foram selecionados em concurso de redação para passar a chama ao primeiro condutor de São Caetano, Santo André e São Bernardo. No município que abriu o trajeto foram selecionados Giulia Sanoely Mendes, 13 anos, e Rafaela de Andrade, 15, da Emef Leandro Klein, e Lucas Parente da Silva, 16, da ETE Jorge Street. Em Santo André, os escolhidos foram Giovanni Manzi, 16, Thaís Barroso, 17, e Everton Siqueira Gomes, 17, alunos da Etec Julio de Mesquita. Já em São Bernardo, os vencedores Giorgio Pereira, 17, Maria Victória Oliveira Pinheiro, 15, e João Vitor Ferreira, 17, da Etec Lauro Gomes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;