Internacional Titulo
Conselho da Europa pede proibiçao da eutanásia
Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 11:40
Compartilhar notícia


Os adversários da eutanásia ativa se mobilizaram nesta sexta-feira em Estrasburgo (leste da França) para pedir sua proibiçao absoluta, durante um debate da assembléia parlamentar do conselho da Europa.

Diante deles alguns parlamentares europeus defenderam o direito a escolher sua morte, reclamado por numerosas associaçoes na Europa e vigente apenas em dois países do mundo: na Suíça (sem assistência médica) e na Holanda (com presença obrigatória de um médico).

A ampla maioria dos parlamentares adotou uma recomendaçao apresentada por Edeltraud Gatterer (Austria, democrata-cristao), que quer ``manter a proibiçao absoluta de pôr fim de forma intencional à vida dos enfermos incuráveis e os agonizantes', ainda quando estes o solicitem.

A eutanásia foi rechaçada por temor aos ``abusos' e por rechaço ao ``suicídio assistido', especialmente por motivos religiosos, sobretudo na Alemanha e em todos os países do Leste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;