Internacional Titulo
Ministro é demitido por causa da crise de energia na Rússia
Por Das Agências
05/02/2001 | 11:34
Compartilhar notícia


O presidente russo Vladimir Putin demitiu nesta segunda-feira seu ministro da Energia, enquanto que o governador de Primorie (Extremo-oriente) apresentou sua demissão por causa da crise energética que já causou dezenas de mortos e está deixando milhares de russos a mercê de um frio muito forte.

O porta-voz de Putin, Alexei Gromov, declarou que o presidente assinou um decreto de destituição de Alexander Gavrin como ministro da Energia com efeito imediato.

O chefe do Kremlin responsabilizou Gavrin por sua 'incompetência crônica para gerir os problemas do setor' energético, durante o pior inverno registrado na Rússia nos últimos 50 anos, segundo outro alto responsável governamental, que pediu para não ser identificado.

Por sua parte, Evgueni Nazdratenko, o governador da região de Primorie, também apresentou sua demissão pela incapacidade de prevenir os cortes de energia na região, situada na costa pacífica da Rússia.

Putin afirmou durante uma reunião governamental, em Moscou, que Nazdratenko informou, por telefone, sua 'decisão de renunciar', afirmou a RIA Novosti.

'Mas os documentos pertinentes não chegaram ao parlamento regional (de Primorie), nem a meu escritório', acrescentou o presidente.

As temperaturas na capital regional, Vladivostok, caíram até 27 abaixo de zero este domingo e até menos 36 mais ao Norte.

Avarias nos serviços de calefação central e nos geradores elétricos deixaram cerca de 10.500 pessoas sem condições de lutar contra o frio na Sibéria e no Extremo Oriente russo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;