Internacional Titulo
Putin firma acordo de cooperação em Hanói
Por Das Agências
01/03/2001 | 09:45
Compartilhar notícia


O presidente russo Vladimir Putin firmou nesta quinta-feira, em Hanói, um acordo de cooperação estratégica entre a Rússia e o Vietnã, em seu primeiro dia de encontros com o dirigentes comunistas do país.

O conteúdo desse acordo, firmado por Putin e o presidente vietnamita Tran Duc Lung, não foi revelado, mas o presidente russo deu a entender que diria respeito principalmente à diplomacia e à cooperação militar entre os dois ex-aliados ideológicos.

‘‘O Vietnã precisa manter e modernizar seu exército e a Rússia pode proporcionar tecnologia militares modernas, conforme as convenções internacionais’’, afirmou Putin à imprensa depois da assinatura do acordo.

‘‘A Rússia continua respeitando seus compromissos internacionais, inclusive o de não-proliferação das armas nucleares’’, insistiu.

‘‘As relações entre a Rússia e o Vietnã não são apenas ideológicas, e sim sempre existiram interesses estratégicos comuns’’, acrescentou o presidente russo.

Putin precisou que a Rússia também deseja uma estreita coordenação diplomática com o Vietnã, que ocupa atualmente a presidência da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Os dois países ‘‘chegaram a um acordo sobre a estabilidade estratégica global e as medidas destinadas a manter a confiança na região Ásia Pacífico’’, afirmou. Foi assinado também uma série de acordos bilaterais relativos à cooperação bancária, a solução das conseqüências de desastres naturais e a exploração do petróleo do petróleo e o gás da colina continental do Sul do Vietnã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;