Internacional Titulo
Dificuldades cercam negociaçoes de paz na Colômbia
Por Do Diário do Grande ABC
17/07/1999 | 15:27
Compartilhar notícia


O governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) vivem neste fim de semana momentos decisivos sobre o destino do processo de paz e do conflito armado. A ofensiva lançada pelas Farc na última semanae a reaçao bem-sucedida das Forças Armadas colombianas alteraram a correlaçao de forças entre as duas partes.

Os primeiros indícios do tipo de utilizaçao que os guerrilheiros estao fazendo da zona desmilitarizada deu um sentido de urgência à formaçao de uma comissao de verificaçao internacional.

Por desavenças entre governo e guerrilha quanto às atividades dessa comissao, a reuniao de segunda-feira em Uribe (Departamento de Meta), na zona desmilitarizada, quando deveriam começar efetivamente as discussoes substanciais, corre o risco de nao ocorrer.

As incertezas e tensoes nas vésperas da reuniao crucial dizem muito sobre o estágio do conflito armado e, com ele, do incipiente processo de paz.

Previsibilidade nunca foi o forte das Farc. Seu líder máximo, Pedro Antonio Marín, aliás Tirofijo (Tiro Certo), nao compareceu à reuniao das negociaçoes, em San Vicente del Caguán (Caquetá), em janeiro. O presidente Andrés Pastrana esperou sentado, constrangido e esnobado.

Desta vez, tudo indica que a própria realizaçao da reuniao ficará em suspense até o último instante, enquanto as Farc regateiam com o governo sobre o que fará a comissao de verificaçao.

O argumento da guerrilha é simples: nunca foram definidas regras de sua atuaçao na chamada zona de distensao. Portanto, o que a comissao verificaria?

Nos 42 mil quilômetros quadrados do lado colombiano da Bacia do Orinoco, de onde o Exército colombiano se retirou a partir do dia 7 de novembro, as Farc impuseram, pela primeira vez, controle efetivo sobre um território. Os colombianos tiveram esta semana uma idéia de como esse controle é exercido. O chefe da Defensoria do Povo (equivalente ao Ministério Público), José Fernando Castro, denunciou a execuçao de 11 pessoas pelas Farc, acusadas de serem paramilitares (grupos de autodefesa rivais da guerrilha) infiltrados na zona de distensao.

Além disso, com a ofensiva das Farc em várias frentes e o êxito das Forças Armadas em contê-la, deixando 300 guerrilheiros mortos, provou-se o que já vinha sendo objeto de denúncias havia muito tempo: o recrutamento maciço, pela guerrilha, de crianças e jovens mulheres, dezenas das quais estavam entre os cadáveres.

O governo do presidente Pastrana, cujo principal tema de campanha eleitoral, há um ano, foi o lançamento de negociaçoes de paz, vê-se na difícil situaçao de ter de prestar contas sobre os resultados obtidos com as concessoes territoriais que fez.

Em Bogotá, o ceticismo domina a percepçao dos cidadaos comuns. A visao corrente é a de que a guerrilha é um negócio - que envolve o narcotráfico, os seqüestros e a cobrança de "impostos" e "pedágios". Nao será tirada dessas lucrativas atividades a nao ser pela força.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;