Setecidades Titulo Descaso
Bairro espera por área de lazer
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
05/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a instalação da 2ª Companhia do 41º Batalhão da Polícia Militar no Jardim Santo André, na cidade, em abril, a comunidade esperava ganhar não só segurança, mas também qualidade de vida. Isso porque amplo espaço pertencente ao terreno da unidade policial seria transformado em um campo de futebol, por meio de parceria entre a Prefeitura e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado), que vem desenvolvendo obras de urbanização no bairro. No entanto, embora tenha alambrado, arquibancada e traves, o mato que cresce livre na área de 4.275 m² evidencia o abandono.

Os moradores do entorno contam que, antes da instalação da companhia policial, a área já era utilizada como campo. Eles aguardam ansiosamente pela retomada dessa finalidade. “Se as crianças e jovens do bairro tivessem uma opção de lazer, não ficariam na rua”, destaca o comerciante Geso Leite, 49 anos, morador do local há 38.

A criançada também clama pelo espaço. “Vão entrar as férias escolares, verão, seria legal poder ter um campo para jogar bola”, diz Ryan da Silva Ruas, 13.

Evelin Beatriz da Silva, 13, destaca que a falta de área de lazer traz riscos às crianças. “Ter um campo aqui seria muito importante para a gente brincar, pois, jogando bola na rua, a possibilidade de acontecer um acidente é grande.”

Procurada para comentar o andamento da situação, a CDHU informou que foram realizadas “obras de nivelamento do terreno, cercamento, arquibancadas e instalação de traves no campo de futebol, conforme o previsto”. “A gestão do espaço junto à comunidade é de responsabilidade da Secretaria municipal de Esportes”, acrescentou a companhia.

Já a Prefeitura informou que houve mudanças no projeto do campo. “Os responsáveis pelo Batalhão da Polícia Militar sugeriram que fossem construídas duas quadras poliesportivas, uma quadra de tênis ou um campo de futebol de área ou sintético, uma minipraça com equipamentos de ginástica, além do vestiário, com minipista de caminhada.”

Ainda de acordo com o Executivo andreense, a execução desse projeto está condicionada à busca de parceiros por meio da CDHU, já que, com a implantação do Batalhão em área cedida pela Prefeitura, o espaço passou a ser de responsabilidade do Estado. “Concluído o projeto, a Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André ficará responsável pela administração das atividades de prática esportiva”, finalizou a nota da Prefeitura.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;