Economia Titulo
Unidades da região abrem 447 vagas
Por do Diário do Grande ABC
14/03/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Até 23 de março, cinco unidades do Senai instaladas no Grande ABC abrem 447 vagas gratuitas para cursos técnicos nos períodos da manhã, tarde e noite. Em São Bernardo, serão abertas 288 oportunidades, sendo 224 na Escola Mario Amato, nas habilitações de Plásticos e Química, e 64 vagas na Almirante Tamandaré para Automação Industrial e Desenho de Projetos.

A Escola Senai Abraão Jacob Lafer, de Santo André, ofertará 64 vagas para Eletroeletrônica. E a unidade Armando de Arruda Pereira, de São Caetano, 63 postos para Mecatrônica. A Manuel Garcia Filho, de Diadema, abrirá 32 vagas para Desenho de Projetos.

Em todo o Estado, serão 3.424 vagas em 40 escolas instaladas em 24 municípios. As aulas começam no segundo semestre deste ano.

O objetivo dos cursos técnicos do Senai-SP é proporcionar habilitação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial. Os cursos, na sua maioria, têm duração de 1.600 horas (equivalente a dois anos), incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório.

CADASTRO - As inscrições serão realizadas pela Internet, no endereço www.sp.senai.br/processoseletivo, ou nas escolas que oferecem os cursos pretendidos, até dia 23. Os interessados nos cursos oferecidos nos períodos da manhã, tarde e integral deverão comprovar, até 15 dias antes do início das aulas, ingresso no segundo ano do Ensino Médio.

Para os candidatos nos cursos técnicos do período noturno, o pré-requisito é comprovar a conclusão do Ensino Médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data do início das aulas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40.

O candidato poderá se inscrever para o curso escolhido na primeira opção em mais de um turno, caso a escola onde pretenda estudar ofereça a alternativa.

Não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai-SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.

PROVA - A prova de seleção será realizada em 17 de abril (domingo), e terá 60 questões de múltipla escolha em nível de conclusão da primeira série do Ensino Médio. Serão aferidos conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20 questões) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), também com 20 questões.

Será concedido tempo de 2h30 para a resolução das questões. O gabarito será divulgado no website www.sp.senai.br/processoseletivo a partir das 14h do dia 18 de abril. A lista dos aprovados também poderá ser aferida no site, a partir das 14h, dia 16 de maio.

Os cursos estão sintonizados com as tendências mais modernas do mercado de trabalho no setor industrial, o que se reflete nos índices de absorção dos formandos. Segundo pesquisa feita com ex-alunos após um ano da conclusão, 86% estavam empregados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;