Setecidades Titulo Patrimônio
SOS Carlos Gomes planeja ato artístico em Santo André

Movimento quer realizar atividades culturais nas ruas do Centro

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
10/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Movimento SOS Carlos Gomes planeja organizar ato artístico no entorno do cine teatro, localizado na Rua Senador Flaquer, no Centro de Santo André. Os detalhes, tais como data e horário, serão discutidos em reunião do grupo amanhã. Segundo a professora da UFABC (Universidade Federal do ABC) Silvia Passarelli, ideias como grafite, exposição de fotos e vídeos, teatro, dança e circo foram algumas das propostas apresentadas.

Um dos objetivos, conforme Silvia, é resgatar o propósito cultural do espaço, fechado desde 2009 por problemas estruturais, e que desde dezembro passa por reforma sem aprovação do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André). "O fundamental é apresentar à população a importância do Carlos Gomes e atrair mais pessoas na luta pela preservação."

O movimento conta com 934 membros em sua página no Facebook, mas somente cerca de 50 participaram de protesto no dia 29.

REUNIÃO
Antes das definições sobre o ato, porém, a reunião do Comdephaapasa agendada para hoje, às 9h, no Museu de Santo André, deverá decidir os próximos passos do órgão em relação à obra.

Na quinta-feira, acordo entre Prefeitura e Ministério Público deveria interromper a reforma por 30 dias, a fim de que seja analisada por especialista. No entanto, o Diário flagrou funcionários trabalhando no cine teatro na sexta-feira. Eles disseram que voltariam hoje. A Prefeitura também afirmou que só se manifestaria sobre o descumprimento da determinação hoje. "As atribuições do Comdephaapasa são fiscalizar e proteger o patrimônio tombado. Essa briga está acontecendo justamente porque o conselho se pôs a cumprir suas prerrogativas", destacou o ex-conselheiro e professor da USP (Universidade de São Paulo) Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;