Cíntia Bortotto Titulo
Mercado de trabalho está movimentado

No entanto, para quem busca novo trabalho, qualificação nunca é demais

Cíntia Bortotto
16/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Como abordei neste espaço na semana passada, há muita gente disponível no mercado de trabalho. Retomando, segundo os dados do Censo 2010, dois terços da população hoje se encontram em idade economicamente ativa, ou seja, apta a atuar no mercado de trabalho. Mesmo assim, não tenho dúvidas de que há muitas oportunidades mesmo em um mercado em que temos mais pessoas trabalhando por conta de um envelhecimento com mais qualidade e de profissionais que continuam ativos mesmo em idade mais avançada.

Este momento do nosso País demonstra uma maturidade para se lidar com a questão da natalidade e planejamento familiar, pois uma das informações mais relevantes até agora publicadas pelo Censo 2010 é que o número de habitantes por residência caiu de 3,8 para 3,3. Mas o que faremos com estas informações publicadas através desta rica pesquisa é que fará a diferença. Ter inteligência na hora de adequar estratégias para a educação e geração de formação profissional para atender demandas específicas é o mais importante.

A QUESTÃO DA QUALIFICAÇÃO - O fato é que não é possível afirmar que se têm vagas para todos, pois as oportunidades vagas dependem do perfil. É preciso estar preparado e adequar-se às vagas se você está procurando um novo trabalho. Por isso, insisto: qualificação nunca é demais. Este é o diferencial num mercado em que por um lado, existe muita gente disponível para trabalhar e, por outro, falta gente por falta de qualificação profissional.

No Brasil, ainda temos muito para caminhar neste aspecto. Precisamos dar um salto de qualidade em nossa mão de obra, se queremos mesmo ser um país reconhecido como a 7ª economia do mundo. E para tanto, existem diversos caminhos.

Acredito que atrair o jovem para diversas carreiras que têm demanda, formar e desenvolver parcerias com o setor privado para colocar esta mão de obra formada no posto de trabalho é o maior dos desafios. É preciso que as áreas vinculadas ao trabalho no Governo criem canais para ouvir as demandas de forma regional.

O QUE FAZER NA PRÁTICA - Há muita oferta, e o mercado continuará aquecido nos próximos anos, para quem for qualificado e para tiver vontade e capacidade de aprender.

Então, mãos à obra. Invista em você e programe-se para conseguir melhorar tecnicamente e culturalmente, para estar pronto para novas oportunidades ou melhorar seu desempenho em seu próprio ambiente de trabalho. Sempre costumo sugerir alguns caminhos para o auto-desenvolvimento, que pode ser uma excelente maneira de preparar-se e qualificar-se. Seguem algumas dicas para não errar na hora de buscar melhorar sua capacitação profissional:

1. Coaching: peça para alguém ser seu orientador em determinado tema.

2. Leituras: leia sempre e cada vez mais; livros, artigos, jornais são fontes repletas de conhecimento e lhe ajudam a refletir sobre suas próprias ações.

3. Benchmarking: aproveite, sempre que possível, saber o que os outros estão fazendo. Isso sempre o favorece a inovar, sugerir e fazer a crítica saudável.

4. Assuma a responsabilidade: assumir projetos, novos desafios ou conhecer novas áreas são fontes de conhecimento e aquisição de novas habilidades e competências.

5. Treinamentos: Participar de treinamentos também é positivo, mas não se esqueça de se planejar financeiramente e de escolher instituições sérias.

6. Aprenda idiomas: ter domínio sobre uma língua estrangeira é imprescindível. Se puder estudar mais de uma, melhora ainda.

7. Viaje: conhecer o mundo e nosso próprio país também é uma forma de aprender e se manter atualizado. Cultura nunca é demais.

Do ponto de vista das empresas, investir na qualificação dos funcionários nunca é demais. Como costumo afirmar, esta é uma saída inteligente, para um Brasil em que faltará gente. Hoje, muitas empresas estão apostando em qualificar seus profissionais níveis de base da organização, pois isso sai mais barato do que trazer de fora um profissional já formado.

Portanto, agora é a hora de investir na formação profissional. Num mercado em que sobram vagas e faltam pessoas capacitadas, quem apostar em qualificação, com certeza terá sucesso no futuro, seja o trabalhador ou a empresa. Siga confiante e boa sorte




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;