Cultura & Lazer Titulo
Beleza de dentro para fora
Marlus Chorilli
Especial para o Diário*
22/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As indústrias de cosméticos, que por décadas restringiram suas atividades ao desenvolvimento e comercialização de formulações para aplicação direta na pele, nas unhas e nos cabelos, agora têm feito parcerias com empresas alimentícias para lançar outros tipos de produtos. São cápsulas, bebidas, iogurtes e até doces que prometem, além de fazer bem à saúde, tornar as pessoas mais bonitas. Estudos estimam que o mercado mundial para esses chamados nutricosméticos deve crescer 10% nos próximos cinco anos, atraindo cada vez mais o interesse da ciência.

É importante frisar que as cápsulas e outros produtos nutricosméticos não substituem os alimentos, e seu uso deve ser feito em conjunto com uma dieta saudável, variada e balanceada.

No entanto, os nutricosméticos podem ser indicados para melhorar a nutrição de pessoas com hábitos alimentares inadequados e irregulares, por tempo determinado e segundo as necessidades individuais. Ou seja: embora sejam produtos de última geração e de alta confiabilidade, os nutricosméticos não representam, por si só, uma dieta saudável.

Pele firme e saudável
Atualmente, podem ser encontrados à venda muitos nutricosméticos que visam cuidar da pele. Alguns apresentam em sua composição o elemento selênio, que se associa com macromoléculas para formar compostos antioxidantes. Outros têm zinco ou pigmentos naturais como licopeno e betacaroteno, além de vitaminas C e E e uma enzima denominada superóxido-dismutase.

Esses componentes têm efeito protetor para a pele. Alguns nutricosméticos são indicados apenas a partir de determinadas faixas etárias, como um produto constituído de pigmentos como bioretinol (precursor da vitamina A) e luteína, além de ômega-3, que visa reduzir rugas e melhorar a hidratação cutânea, indicado a partir dos 30 anos.

Uma tendência atual é o uso de nutricosméticos que combinam cremes para aplicação tópica com cápsulas para ingestão oral. Um produto desse tipo contém uma substância obtida da ostra pinctada maxima, além de vitamina E, selênio, compostos químicos do chá-verde e um complexo de elementos como cobre, zinco e manganês, essenciais aos seres vivos. Acredita-se que esses componentes atuem contra o envelhecimento da pele.

Os lançamentos mais recentes apresentam em sua composição ômega 3 e 6, extraídos de óleos de peixes e de sementes de cassis (Ribes nigrum), e vitaminas C e E. Esses componentes têm sido usados para aumentar a hidratação cutânea e obter renovação celular, além de exibir atividade antioxidante.

Cabelos resistentes - Entre os nutricosméticos que atuam fortalecendo e melhorando a aparência dos cabelos, destacam-se os que têm em sua composição extratos de plantas como quinquina (Mouriria guianensis), quinoa (Chenopodium quinoa) e rúcula (Eruca sativa), além de óleo de semente de abóbora (gênero Cucurbita).

Esses componentes, de acordo com os fabricantes, revitalizam os fios de cabelo, tornando-os mais resistentes, o que reduz a queda, e ajudam a controlar a seborreia.

Outros produtos, além de prevenir a queda, ativam o crescimento capilar ao aumentar a síntese de queratina, e intensificam o brilho dos fios. É o caso dos que contêm em sua composição extrato de coco (rico em ácido láurico), combinado com o elemento zinco e com vitaminas B5, B6, B8 e PP, além de extrato de agrião (Nasturtium officinale), farinha de tremoço-branco (Lupinus albus) e lecitina de soja (Glycine max). Também estão presentes os óleos de cártamo (Carthamus tinctorius), de dendê (Elaeis guineensis) e de girassol (Helianthus annuus).

Alguns produtos recentes, compostos de aminoácidos e extratos de chá-verde e de sementes de uva, prometem aumentar a densidade dos cabelos, favorecendo o crescimento de fios mais espessos e vigorosos.

Para se proteger contra o sol
Os nutricosméticos que protegem o corpo da radiação solar, embora aumentem a tolerância da pele à luz, não devem ser usados como substitutos dos protetores solares de aplicação externa. Em geral, a composição desses nutricosméticos inclui:

Extrato das raízes da samambaia Polypodium leucotomos, encontrada nas Américas Central e do Sul. Essa planta tem atividade antioxidante muito potente. Administrado por via oral, o extrato protege a pele do dano causado pela exposição à radiação ultravioleta. Além disso, reduz a vermelhidão (eritema), os radicais livres, o número de células queimadas pelo sol e os efeitos tóxicos dos tipos A e B da radiação ultravioleta. Também protege a pele contra manchas escuras e contribui para a prevenção de rugas e da aspereza cutânea.

Chá-verde. Riquíssimo em polifenóis, poderosos antioxidantes, capazes de neutralizar os radicais livres gerados pela radiação ultravioleta do sol e prevenir os males causados pelos raios solares. Seu consumo é milenar e estudos têm mostrado sua capacidade de prevenir muitos tipos de câncer. Deve ser consumido na forma de bebidas ou cápsulas.

Cacau em pó orgânico. Rico em polifenóis, protege contra as radiações e mantém a saúde da pele porque aumenta o fluxo sanguíneo do tecido cutâneo, além de diminuir a perda de água, a aspereza e a descamação da pele. É um dos mais poderosos antioxidantes da natureza, sendo capaz de neutralizar os radicais livres gerados pela radiação ultravioleta dos tipos A e B, além de proteger a pele contra o envelhecimento precoce e o câncer causado pelo sol.

Carotenóides. São substâncias antioxidantes capazes de retardar ou proteger a pele contra as queimaduras provocadas pelo sol. Uma dieta rica em carotenoides (presentes, por exemplo, em alimentos como cenoura, tomate e goiaba) pode prevenir uma série de doenças ligadas à ação dos radicais livres.

*Marlus Chorilli, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (São Paulo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;