Sua Saúde Titulo
Pênfigos

Doença autoimune que acomete a pele e a mucosa...

Por Leo Kahn
07/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Doença autoimune que acomete a pele e a mucosa, caracterizada pela presença de lesões bolhosas, principalmente entre a derme e a epiderme. Há dois tipos de pênfigos, o foliáceo e o vulgar.

O pênfigo foliáceo é conhecido como fogo selvagem e atinge principalmente os adultos jovens e crianças que vivem em áreas rurais, próximos a rios e em algumas tribos indígenas. Caracterizada pelo aparecimento de bolhas superficiais que se juntam, rompendo-se muito facilmente, deixando a pele em carne viva e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas. O vulgar é o tipo mais grave, com prevalência em pessoas na faixa de 30 a 60 anos. Geralmente começa com lesões dolorosas na mucosa oral, semelhantes a aftas, e, mais tarde, surgem bolhas na pele contendo líquido límpido, turvo ou sanguíneo, que confluem e rompem-se, deixando áreas com erosões mais profundas que as observadas no foliáceo. 

A causa do desenvolvimento de anticorpos contra os tecidos do próprio corpo é desconhecida. Em alguns casos ocorreram por causa de reações a medicamentos e cerca de 95% das pessoas com pênfigo possuem antígenos específicos HLA. 

O quadro clínico é de lesões de pele extremamente dolorosas. Às vezes, há dor ao engolir, dificultando a alimentação, contribuindo para a queda do estado geral do paciente, mas a confirmação do diagnóstico é feita através da biópsia de uma bolha. 

O tratamento visa suprimir a auto-agressão, bloqueando o ataque dos anticorpos à pele. Muitas vezes o paciente precisa ser hospitalizado até o controle da fase mais grave. 

SINAIS E SINTOMAS:
- Lesões de pele recorrentes ou reincidentes.
- Vesículas flácidas.
- Úlceras orais ou cutâneas profundas.
- Podem drenar, escoar e formar crostas.
- Localizadas na mucosa da boca, no couro cabeludo, tronco ou outras áreas cutâneas.- Descamação superficial ou descolamento fácil da pele.
- O sinal de Nikolsky é positivo quando a superfície da pele não envolvida é friccionada lateralmente com um swab de algodão ou com o dedo, a pele se solta com facilidade. 

SAIBA MAIS
- Não existe prevenção contra o pênfigo vulgar. 
- Afeta todas as raças e grupos étnicos. 
- O pênfigo foliáceo tem uma variedade que ocorre no Brasil, na região Centro-Oeste e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
- É uma doença rara e algumas vezes fatal, na qual ocorre a formação de bolhas de vários tamanhos na pele, no revestimento da boca, na vagina, na pele que recobre o pênis e em outras membranas mucosas.
- As lesões características são bolhas de tamanhos variados, claras, geralmente macias, cheias de líquido e, uma vez rompidas, podem se infectar. - O exame microscópico e os exames imunológicos de uma amostra de pele verificam a presença de depósitos de anticorpos e permitem ao médico estabelecer o diagnóstico definitivo dessa doença. 
- O objetivo principal do tratamento é impedir a formação de novas bolhas. - Os medicamentos imunossupressores podem ser utilizados juntamente com a plasmaferese, procedimento no qual os anticorpos são filtrados do sangue. 
- Curativos com vaselina podem proteger as áreas exsudativas e em carne viva. 
- Podem ser desencadeadas pela penicilina e alguns medicamentos de controle da hipertensão.
- Quanto mais cedo o paciente procura o tratamento, mais fácil será o seu controle terapêutico e o médico a ser procurado é o dermatologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;