Política Titulo
PT busca alianças para eleiçoes de 2002
Do Diário do Grande ABC
11/10/2000 | 11:19
Compartilhar notícia


O presidente de honra do PT e provável candidato à presidência da república em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta que, depois do segundo turno das eleiçoes municipais, o partido começará a buscar alianças para o pleito de 2002.

O partido pretende conversar com candidatos de oposiçao ao governo como Ciro Gomes (PPS) e Itamar Franco e planeja obter o apoio da dissidência do PMDB.

Em março, o partido já quer ter consolidado as negociaçoes e fechado as possíveis alianças para escolher, internamente, um nome para as eleiçoes presidenciais. Lula é o nome mais forte e pode sair candidato à Presidência da República pela quarta vez. ``Até março o PT vai conversar com vários partidos a aliança para 2002', avisou o petista.

Lula deixou claro que as possibilidades de conversa estao abertas, mesmo com Ciro Gomes, com quem o partido já teve sérias divergências, entre elas a da criaçao de uma comissao parlamentar de inquérito para investigar o Caso Eduardo Jorge, e com o PMDB.

O último congresso do partido aprovou alianças com setores do PMDB e até do PSDB que nao aceitam a política do governo. Lula lembrou que o PT tem 106 alianças com o PMDB em Minas Gerais.

O petista se disse satisfeito com os apoios recebidos pela candidata do partido em Sao Paulo, Marta Suplicy, mas afirmou que estas demonstraçoes nao representam alianças. ``No segundo turno nao tem aliança programática, mas apoio, e os partidos nao vao governar com a Marta', alertou.

Segundo ele, nenhum partido está reivindicando participaçao no governo. ``Estao aderindo porque está na cabeça de todos enterrar de vez o malufismo.'

Para ele, o crescimento inesperado dos candidatos do PT em Curitiba, Angelo Vanhoni, e no Recife, Joao Paulo, representa o descontentamento com o Governo Federal. ``O povo está cansado, está saturado dessa gente que manda no Brasil e nao consegue resolver os problemas do país.'

Lula lembrou que o partido já tem as 171 assinaturas necessárias para criar uma CPI na Câmara dos Deputados que investigue a atuaçao dos institutos de pesquisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;