Automóveis Titulo
Como são feitos os testes de emissões veiculares?
Especial para o Diário
17/05/2006 | 14:38
Compartilhar notícia


Pergunta de Luisa Andrade, 31 anos

Os testes de emissões para homologação do veículo são feitos em laboratórios preparados com dinamômetros e equipamentos especiais, além de gases de referências padrões para comparação e análise. O veículo trabalha em um dinamômetro como se fosse na rua e segue um ciclo padrão simulando situação de rodagem.

Este padrão é utilizado nos países onde existem estes laboratórios para que se tenha base de comparação. Durante o ciclo, todos os gases emitidos pelo motor são coletados por enormes bolsas. Ao final, eles são comparados aos gases padrões pelos computadores, emitindo relatórios para avaliar se as condições de emissão daquele carro estão dentro do estipulado por norma.

Uma vez que o carro foi liberado para produção por atender as exigências do que foi proposto em seu projeto, as oficinas mecânicas com equipamentos apropriados podem analisar se não há nada de errado com o motor pela leitura que fazem dos gases emitidos para a atmosfera.

As manutenções, no entanto, devem ser feitas conforme determinação do fabricante e as peças precisam ser de boa procedência.

Há vários equipamentos para análise de emissões de poluentes. Quanto mais dados apresentar, melhor e mais precisa será a avaliação do técnico. É importante visualizar alguns gases, como hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO²), oxigênio (O²), que na verdade é “sobra” da combustão e não um gás gerado, e óxido de nitrogênio (NOx).

Paulo Souza, gerente de Assistência Técnica para o Mercado de Reposição Automotiva da Bosch



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;