Setecidades Titulo Em São Bernardo
Homem morre afogado no Riacho Grande

Vítima tinha 47 anos e entrou na água para salvar familiar

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
05/09/2020 | 20:37
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Atualizada às 23h30


Um homem de 47 anos morreu por afogamento na tarde de ontem, na Represa Billings, no Riacho Grande, em São Bernardo. A vítima estava acompanhada dos filhos e sobrinhos e se afogou após resgatar um dos integrantes da família, que havia caído na água. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele já foi resgatado sem vida.

A Prefeitura de São Bernardo iniciou ontem operação conjunta entre GCM (Guarda Civil Municipal) e Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, para impedir aglomerações de banhistas na Prainha do Riacho Grande. O afogamento, no entanto, segundo a administração são-bernardense, ocorreu em ponto fora do perímetro da operação da GCM, “uma vez que o local não é de utilização para banho, como a Prainha”. O caso foi encaminhado para o 3º DP de São Bernardo.

Para evitar aglomeração e evitar o aumento do número de casos da Covid-19, foram colocados cavaletes ao longo da Prainha do Riacho Grande, impedindo a entrada de banhistas. O único acesso permitido era aos restaurantes flutuantes. Os quiosques do local também estão liberados, com limite de duas mesas e quatro cadeiras por estabelecimento. A ação segue até amanhã.

Quem foi ontem até o local para aproveitar o dia de sol e esperou ver aglomeração de pessoas, como foi observado em fins de semana recentes, encontrou espaço vazio. A ajudante geral de Santo André Aletania Silva dos Santos, 38, foi ao Riacho. Estava com as filhas Sofia, 9, Lorena, 5 e Alice, 3. A ideia era que as meninas ao menos molhassem os pés na água, mas não foi possível. “Tinha fiscais e eles explicaram que não podia. Fiquei mais chateada pelas crianças, mas, mesmo assim, conseguimos nos distrair um pouco.”

O paulistano Carlos Cesar, 49, também foi ao local. Pensou que fosse aproveitar a Prainha junto dos filhos, Marlon, 18, e Daniele, 16, mas não pôde. “Comi uma porção de camarão. Quando tudo estiver liberado eu volto”, disse.

Nos parques da região a movimentação foi maior, mas tranquila. Em Santo, espaços como Ipiranguinha, Regional da Criança – Palhaço Estremilique e Pignatari não registraram aumento significativo nas visitas. Segundo a Prefeitura andreense, porém, os parques Central e Celso Daniel receberam mais público, sem comprometer as medidas de distanciamento recomendadas.

Em São Bernardo, a Prefeitura registrou cerca de 4.800 visitantes pelos parques da cidade. O acesso aos equipamentos está sendo limitado a 40% da capacidade.

Em Ribeirão Pires, passaram pelo Parque Oriental e Parque Pérola da Serra cerca de 1.100 pessoas durante todo o dia (das 8h às 16h). Segundo a Paço, o público respeitou as orientações dos monitores da Prefeitura e utilizou máscara, além de manter o distanciamento social.

FERIADO PROLONGADO
Nas estradas que cortam a região, segundo a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, de sexta-feira até o fim da tarde de ontem, 148,1 mil veículos desceram a serra.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;