Memória Titulo
GMB, por favor, olhe para a história

Semeadora de concessionárias, a multinacional tem raízes quase centenárias em São Caetano

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Constituída em princípios do ano em Santo André, a firma Diasa – Distribuidora e Importadora de Automóveis S.A. – foi nomeada concessionária Chevrolet em maio do corrente ano.”

Cf. revista Vida na GM Brasil, ano XI, nº 62, 2º trimestre de 1959

 

Nestes momentos difíceis da economia nacional e, em particular, de multinacionais como a General Motors do Brasil, unidade São Caetano, é interessante que se olhe para a história.</CW>

A GMB está para completar 100 anos de São Caetano. Escreveu uma história maravilhosa. Influiu decisivamente para que a cidade se transformasse em modelar. Formou e aposentou milhares de técnicos e operários, que se orgulham de ter trabalhado na GM.

E toda essa história está devidamente registrada, na memória oral e no acervo da companhia, com vários títulos informativos e publicitários. Essas coisas podem e devem ser levadas em conta.

A saída da GMB de São Caetano representaria o mesmo drama enfrentado por Detroit, nos Estados Unidos. Prefeitura e sindicatos (dos trabalhadores e patronal) têm se esforçado para que a indústria aqui fique. E sempre foi assim.

Quando, na primeira metade da década de 1970, a Avenida Goiás precisou ser alargada, desapropriou-se centenas de construções do lado oposto ao do parque industrial da General Motors, para que a mesma nada sofresse, nem ao menos perdesse seus jardins. A revista Raízes, da Fundação Pró-Memória, dedicou muitas páginas e até uma edição especial saudando a General Motors. Há uma ligação umbilical da cidade com a fábrica.

Comovente observar que empresas como a Diasa, mesmo distante dos seus objetivos iniciais, preservem documentos que as ligaram à grande multinacional. A capa da Vida na GM Brasil aqui reproduzida, 60 anos depois, é uma prova disso.

Negócios são negócios, dizem os capitalistas. Ok. Mas história é história. E este capital cultural pode e deve a GMB preservar.

 

Interação com Facebook

‘A moça do Metrô’

A gente percebe que a cidade muda observando o Metrô.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 19 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6993

Manchete – PT veta uso da máquina oficial para fazer greve

Grande ABC – Fim dos carros oficiais divide os vereadores. Prefeito Celso Daniel, de Santo André, vai ao trabalho no seu Fusca ou de carona.

 

Em 19 de fevereiro de...

1919 – Corre no Pilar (hoje Mauá) um abaixo-assinado endereçado ao administrador dos Correios pedindo a criação de uma agência postal.

Restabelecido, retornou da Capital, onde estava em tratamento, Alberto Augusto Pinto, negociante no distrito de Santo André.

O correspondente do Estadão, em Santo André, informa que o prefeito Saladino Cardoso Franco tem realizado diversos melhoramentos na Estação de São Caetano.

Internacional – Do noticiário do Estadão: presidente Wilson atravessa o Atlântico em direção aos Estados Unidos, depois de ter visitado vários países na Europa, participado da Conferência da Paz e influído na criação da Liga das Nações.

A Liga Nacional Italiana resolveu dirigir um apelo ao presidente Wilson, apontando-lhe as necessidades da Itália em carvão e matérias-primas.

O Conselho de Ministros da Espanha ocupou-se da questão da carestia dos gêneros de primeira necessidade. Foram tomadas rigorosas medidas contra os açambarcadores.

1924 – A Cerâmica Privilegiada do Estado de São Paulo, fundada em 1913, passa a se chamar Cerâmica São Caetano.

1974 – Rede Ferroviária inicia a instalação de cancelas junto à Estação Rio Grande da Serra.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 19 de fevereiro:

Em São Paulo, Osasco (elevado a município em 1962), Severínia, Taboão da Serra e Tapiraí

Em Sergipe, Porto da Folha

No Rio Grande do Sul, Rio Grande

Em Santa Catarina, Tangará

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia

Álvaro de Córdova

Conrado de Piacenza (+ Itália 1351)

Gabino

 

Hoje

Dia do Esportista. Data criada a partir da Lei 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como ‘Lei Zico’. No artigo 54 constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

A Lei 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida popularmente por ‘Lei Pelé’ ou ‘Lei do Passe Livre’, revogou a ‘Lei Zico’, estabelecendo o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto, a população mantém a antiga data ainda hoje como o dia para comemorar a pratica do esportismo no Brasil.

Fonte: blog Amambai Noticias




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;