Cena Política Titulo
Rafael Marques na lista para 2020
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
09/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A eleição à Prefeitura de São Bernardo de 2020 já está na pauta do PT local. Depois de o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) dizer ao Diário que se coloca à disposição do partido para tentar recuperar o comando do Paço no pleito de daqui dois anos, o núcleo sindical da legenda se articula. O nome cogitado internamente é o do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Rafael Marques (PT). Figura próxima do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), hoje candidato ao governo do Estado, Rafael vem sendo trabalhado com cuidado pela sigla e é considerado a principal aposta para o futuro do petismo são-bernardense. Tanto que teve o nome ventilado para concorrer ao Executivo de 2016 e à Câmara Federal em 2018. Não foi efetivamente lançado por conta de conjunturas eleitorais desfavoráveis. Mas, para 2020, muita gente da ala sindical acredita que Rafael está pronto para concorrer a um cargo eletivo.

Força
Por falar na ala sindical do PT de São Bernardo, há quem defenda o lançamento de dois candidatos a vereador oriundos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na eleição de 2020. Ana Nice Martins (PT) atualmente é vereadora e eleita pela base sindical. Mas o nome de Paulo Dias, que foi parlamentar até 2016, já é comentado na entidade. Paulo Dias está no Interior do Estado e é assessor do deputado estadual Teonilio Barba (PT), ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos. Ele foi secretário de Educação e havia anunciado a aposentadoria das urnas.

Homenagem
A Câmara de Santo André reservou o dia 22 para realização da sessão solene que homologará título de cidadão honorário do município ao prefeito da Capital, Bruno Covas (PSDB). A honraria foi idealizada pelo vereador Pedrinho Botaro (PSDB). Bruno Covas, neto do ex-governador Mario Covas (morto em 2001), foi deputado e secretário. Herdou a prefeitura de São Paulo com a renúncia de João Doria, candidato tucano ao governo do Estado.

Conversas tucanas
Aliás, o vereador Pedrinho Botaro (PSDB), de Santo André, esteve nesta semana no gabinete do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), junto com André Scarpino (PSDB), suplente que exerce o mandato na Câmara de Santo André. Pedrinho diz que foi apresentar Scarpino a Morando e também levou nomes de possíveis dobradas para a primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando (PSDB), candidata a deputada estadual. Pedrinho recomendou o nome do padre Silvio Andrei, filiado ao PR.

Com que roupa
O presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Rubão Fernandes (PSD), parece estar indeciso com relação ao apoio na eleição deste ano. Primeiro, trabalhou pelo projeto de Admir Jacomussi (PRP), de Mauá. Com o naufrágio da candidatura de Admir, apareceu no palanque no lançamento do projeto eleitoral do vereador Chiquinho do Zaíra (Avante), também de Mauá. Porém, neste fim de semana, esteve junto a Thiago Auricchio (PR), filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e candidato a deputado estadual.

Suplentes
A Câmara de São Caetano deu posse para dois suplentes, em decorrência de pedido de licença dos parlamentares Edison Parra (PSB) e Olyntho Voltarelli (PSDB). No lugar de Parra, assume a vaga temporariamente Getúlio Filho (PSB), primeiro suplente. A cadeira de Olyntho será ocupada interinamente por Magali Selva Pinto (PSD), ex-vereadora e ex-secretária de Educação – ela foi quarta suplente da coligação PSDB-PSD-PSDC.

Indecisão
Ex-deputado por São Bernardo, Ramiro Meves teve o nome oficializado para ser candidato a deputado estadual nesta eleição. Porém, ainda não definiu se será, de fato, postulante ao cargo público. Em 2016, Ramiro foi candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeiturável Tarcisio Secoli (PT), mas a dupla não avançou para o segundo turno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;