Memória Titulo
Da Alemanha para o Brasil e para o Jardim Farina

Jardim Farina, São Bernardo. A parada de hoje dos pequenos futuros historiadores é a casa da família Benitez

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Jardim Farina, São Bernardo. A parada de hoje dos pequenos futuros historiadores é a casa da família Benitez. Ali somos recebidos por Íris Mary Albertoni Benitez e sua mãe, Erna Wendick, alemã de Berlim, 81 anos.

Dona Erna veio para o Brasil com 12 anos. Sua família radicou-se no Rio Grande do Sul, na cidade de Erechim. Ali ela se casou e depois, em 1958, mudou-se para São Bernardo, residindo na Vila Alves Dias e, em seguida, num apartamento do Centro. Sua filha foi a primeira a mudar-se para o Farina, há 40 anos.

O bairro tinha poucas casas. Uma delas era habitada pelo Paraíba, o esportista, que apresentamos no domingo. Eram casas simples e esparsas, com mato nos terrenos. A família Benitez comprou um terreno e construiu sua casa. Anos depois dona Erna veio residir com a filha. Mas, por volta de 1970, as ruas ainda eram de terra batida; depois ganharam paralelepípedos e, por fim, o asfalto dos dias atuais.

Hoje dona Erna é viúva. Tem duas filhas, Íris e Liete, seis netos e cinco bisnetos. Fonte preciosa para novas entrevistas. 

legenda da foto: Erna Wendick, a filha Íris e os meninos pesquisadores do Farina: Anderson (o primeiro à esquerda), Leonardo, Pedro Henrique, Carlos Alberto, Maria Eduarda e Isadora. Agachados: Bruna, Fabio e Lucca

11° CONGRESSO DE HISTÓRIA DO GRANDE ABC

Diadema

Amanhã começa o 11° Congresso de História do Grande ABC, no Teatro Clara Nunes e demais espaços do Centro Cultural de Diadema. As Comunicações deverão ser a grande novidade desta edição - nunca se escreveu tanto sobre o Grande ABC, nas mais variadas áreas. Tanto que as Comunicações foram divididas em três seções. Hoje o sociólogo Jorge Joaquim Magiar, da Seção de Pesquisa e Documentação de São Bernardo, focaliza alguns dos temas previstos na Seção História e Memória:

1 - Migração e desenraizamento: um estudo sobre histórias de vida de migrantes no Grande ABC, a cargo de Bernardo Parodi Svartman (IP/USP)

2 - História de Diadema 51 anos, pelo pesquisador Valderi Antão Ruviaro (o Vado), que reuniu milhares de documentos sobre a cidade entre 1930 e 2010.

3 - Direito a creche: um estudo das lutas das mulheres operárias no município de Santo André, por Reny Scifoni Schifino (FE/Unicamp).

4 - Movimento Estudantil na UniABC - traços etnográficos de 2007, de Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias e Douglas Cristiano Afonso.

5 - A reprodução da Metrópole e a Questão dos recursos Hídricos, de Mauricio Waldman (IG/Unicamp). 

O congresso - Quando: dias 25, 26 e 27 de maio. Local: Centro Cultural de Diadema. Endereço: Rua Graciosa, 300. Telefone: 4043-0700. Inscrições (gratuitas):

congressodehistoriadoabc@gmail.com. Apoio cultural: Diário.

  

PASSEATA DO SILÊNCIO 

A importância da imprensa
Depoimento: Enio Campoi

A Passeata do Silêncio (São Caetano, 1961) não foi um movimento de um grupo privilegiado e, meramente, de uma cidade chamada São Caetano do Sul. Isso deve ter acontecido em outras cidades, em outras regiões. Só que nós não soubemos. Até porque eles não tiveram o privilégio de ter, eventualmente, uma imprensa próxima, um jornalista Hermano Pini Filho por perto... 

Nota - Lembrando: coube a Hermano Pini Filho, hoje em Campinas, denunciar o aumento "secreto" nos subsídios dos vereadores de São Caetano num jornal importante como O Estado de S.Paulo. A partir das primeiras notícias no Estadão, News Seller e Jornal de São Caetano, a coisa pegou fogo.

PARÓQUIA SANTO ANDRÉ 100 ANOS 

Notícias da Matriz de Santo André
Texto: padre Danilo José Ravanello
 

Nossa paróquia mantém serviços diversos, com o Conselho Paroquial de Pastoral. Forma e mantém ministros da Eucaristia, do batismo e das exéquias. E está criando uma nova atividade: a relação Igreja e moradores do lugar, com visitas missionárias (continua).

  

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 24 de maio de 1981 

Manchete - Terror espanhol ataca e exige libertação de militares golpistas

Indústria - Anapemei (Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas, com sede em Santo André) quer incentivo para ativar exportação.

Santo André - Escola Estadual Sergio Milliet, em Vila Pires, invadida e depredada.

Rio Grande da Serra - Jardim Encantado pede uma escola.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Propaganda procura os jornais novamente.

Trabalhadores

Nascem em 24 de maio:

1915 - Antonio Ventura, de Jaú (SP). Operário da Rhodia. Residia na Rua Iugoslávia.

1931 - Izaira Pallota, de Itajubá (MG). Operária da Ultramar. Residia na Vila São José.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia do Telegrafista, Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Café, Dia Nacional do Milho, Dia Nacional do Cigano, Dia do Detento e Dia do Vestibulando. 

EM 24 DE MAIO DE...

1906 - Eduardo Palmério nasce em Sacramento, no Triângulo Mineiro. Escritor e jornalista. Satirizou os costumes burgueses. Conhecido como o Camarada Lorotoff, fez história como intelectual importante de São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1940 e 1950. É pai do jornalista Chiquinho Palmério, ex-Diário.

SANTOS DO DIA 

Senhora Auxiliadora, Davi I da Escócia, Domiciano, Rogaciano, Vicente de Lerins, Manuel Gomes Gonzáles e Adílio Daronch.

São Vicente de Lérins era francês. Viveu no século 5. Sacerdote e estudioso das Sagradas Escrituras. É de sua autoria o trabalho Advertência contra os hereges.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Clementino Barradas, 89. Natural de Casa Branca (SP). Dia 20 em São Bernardo. Cemitério de Vila Pires.

Berenice Rossinholi, 77. Natural de Sorocaba (SP). Dia 21 em São Bernardo. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. 

SÃO BERNARDO

Olympia Rocha Marson, 88. Natural de Brotas (SP), nascida em 10-9-1922. Filha de Álvaro Rocha e Marciminia da Conceição.

Izabel Neves de Souza, 82. Natural de Sobralia (MG). Dia 21. Cemitério dos Casa.

Pedro Saes Carmona, 69. Natural de Ipauçu (SP). Dia 21. Cemitério Jardim da Colina.

Jandira Breda de Abreu, 68. Natural de São Bernardo, nascida em 15-8-1942. Filha de Ângelo Breda e Maria Lídia Breda. Descendente de família participante dos primeiros tempos do Núcleo Colonial de São Bernardo, no século 19. Dia 20. Cemitério de Vila Euclides.

Adelia Serpejante Paschal, 60. Natural de São Paulo (SP). Dia 20. Cemitério Jardim da Colina.

Nilza Vitoria Bottechia, 59. Natural de São Paulo (SP). Dia 21. Crematório de Vila Alpina, Capital. 

SÃO CAETANO

(Cemitério da Cerâmica)

Maria Bahcivangi Callegaretti, 90. Natural da Romênia. Dia 19.

Ary Alves de Almeida, 90. Natural de São Vicente de Minas (MG). Dia 17.

José Zarantoneli, 85. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 16.

João Martins, 77. Natural de São Caetano. Dia 22.

Antonio Zucco, 72. Natural de Quatá (SP). Dia 19. Cemitério da Cerâmica.

Claudemir Gonçalves de Araújo, 52. Natural de Presidente Prudente (SP). Dia 22. 

MAUÁ

Alzerina de Oliveira, 90. Natural de Presidente Soares (MG). Dia 20. Cemitério Parque ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;