Esportes Titulo
Azulão traz técnico da Série B para tentar fugir do descenso
Por Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
17/10/2006 | 22:35
Compartilhar notícia


Para fugir da Série B do Campeonato Brasileiro, a diretoria do São Caetano buscou um treinador justamente na segunda divisão do futebol nacional. Ontem, o Azulão anunciou a contratação do técnico Dorival Júnior, ex- Avaí, para substituir Hélio dos Anjos, que deixou o clube após a derrota para o Grêmio, no último sábado.


A missão de Dorival Júnior à frente do São Caetano é complicadíssima. Dos últimos nove jogos que restam à equipe no Brasileiro, ele precisa vencer no mínimo sete para evitar o rebaixamento para a Segundona. Com 26 pontos, o Azulão é o vice-lanterna da competição e não vence há 12 rodadas.<EM>


A princípio, o novo treinador fica no São Caetano até o fim do Nacional. Dependendo de seu aproveitamento, ele continuará para a disputa do Paulista de 2007.


Antes de acertar com o Azulão, Dorival Júnior fazia uma campanha irregular no Avaí. Ele chegou ao clube catarinense no dia 6 de setembro e, em nove partidas, ganhou três, empatou uma e perdeu cinco. O Avaí está na zona intermediária da tabela de classificação da Série B com 40 pontos, sete a menos do que o Coritiba, último colocado da faixa de acesso à Série A.


Dorival Júnior passou toda a atual temporada na Série B. Em abril, ele foi campeão pernambucano com o Sport e chegou a ter um bom desempenho no início do Nacional. Nas quatro primeiras rodadas, venceu todas as partidas. No entanto, o aproveitamento irregular nos jogos pós-Copa do Mundo foram decisivos para a saída do treinador, que assumiu então o Avaí.


Como treinador, Dorival Júnior apareceu no cenário nacional em 2003, quando assumiu o Figueirense após a saída de Luiz Carlos Ferreira, e classificou o time para a Copa Sul-Americana. Depois, ele ainda treinou Fortaleza, Criciúma e Juventude.


Sua fase de maior destaque no futebol, no entanto, foi como jogador. No início da década de 90, ele foi volante do Palmeiras, clube onde também jogou seu tio, Dudu, que fez parte da Academia na década de 70. Foi dos tempos de atleta, inclusive, que Dorival Júnior começou uma longa amizade com Emerson Leão.


O atual treinador do Corinthians foi o responsável pela contratação de Dorival Júnior pelo Sport, em novembro do ano passado. “Ele é uma pessoa que vai num caminho parecido com o meu, honesto, trabalhador, que não fala muito, mas observa bastante e trabalha de acordo com as necessidades”, disse Leão no começo do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;