Setecidades Titulo
S.Caetano inaugura viaduto para desafogar Centro
Por Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
31/05/2005 | 07:41
Compartilhar notícia


Um novo viaduto em São Caetano facilita o tráfego de quem vai do Rudge Ramos, em São Bernardo, ou da Vila Palmares, em Santo André, para a avenida dos Estados. E vice-versa. O complexo viário Prefeito Luiz Tortorello está aberto ao trânsito desde quinta-feira e liga as avenidas Guido Aliberti e dos Estados, no bairro Fundação. A Prefeitura de São Caetano espera que 6 mil veículos utilizem diariamente o acesso no primeiro mês. Depois, estima que o número chegue a 15 mil por dia. O viaduto é uma via de acesso de São Caetano à Vila Prudente, zona Leste de São Paulo.

O objetivo da administração é desafogar o trânsito no Centro de São Caetano, que geralmente serve de trajeto a esses motoristas. “Antes, para quem vinha da zona Leste ou de Santo André (pela avenida dos Estados), era preciso ir até os viadutos dos Autonomistas ou Independência para chegar à Guido Aliberti. Para isso, era necessário passar pela rua Manoel Coelho e avenida Goiás”, ressalta o secretário de Urbanismo, Obras e Habitação de São Caetano, Júlio Marcucci Sobrinho.

O viaduto foi rapidamente aberto ao trânsito, logo após a Prefeitura receber autorização judicial para pôr em funcionamento o viaduto. Não houve sequer inauguração. “O prefeito (José Auricchio Júnior) achou melhor abrir logo o viaduto”, disse o secretário municipal Júlio Marcucci Sobrinho.

O novo atalho já agrada motoristas. Entre os mais beneficiados, estão empresas de frete e motoristas de caminhão que fazem entregas na região e zona Leste. Um deles é caminhoneiro João Ferraz de Oliveira, 40 anos, que leva gás pela empresa Aga a Mauá, Santo André, São Caetano e capital. A maioria na avenida Presidente Wilson – uma espécie de continuação paulistana da Guido Aliberti. “Hoje (nesta segunda), terminei as entregas antes do meio-dia. Sem esse viaduto, costumava encerrar às 14h.”

Contaminação – A obra foi construída sobre terreno industrial desativado contaminado por BHC (hexaclorociclohexano), pertencente às Indústrias Químicas Matarazzo. Há cerca de dois meses, a juíza Érika Ricci, da 5ªVara Cível de São Caetano, homologou acordo provisório entre as partes envolvidas. A Prefeitura teve de cercar a área com muros altos, colocar placas alertando o risco de contaminação e colocar fiscalização permanente.

Agora, a Prefeitura tem 120 dias para entregar laudo sobre pontos e grau de contaminação do terreno. Após isso, a Justiça deve exigir medida para recuperação da área. “A Prefeitura vai ter de apontar uma solução”, diz o promotor de Meio Ambiente de São Caetano, Júlio Sérgio Abbud. O Tribunal de Justiça informou nesta segunda que não tem previsão de conclusão do inquérito que apura a responsabilidade da Prefeitura sobre obras em local de possível contaminação. A Cetesb disse que aguardará o laudo para “tomar as medidas necessárias”. O secretário municipal Júlio Marcucci Sobrinho afirmou que a Prefeitura contratou uma empresa para analisar a área.

Ponte – As chuvas da semana passada adiaram a data de entrega da ponte sobre o Ribeirão dos Meninos, na Guido Aliberti, que ligará São Caetano à capital. O Daee (Departamento de Água e Esgoto do Estado) pretendia entregá-la no próximo dia 10. Mas o Daee prevê terminar a obra até o fim de junho. “Falta fazer a concretagem e a pavimentação”, disse o encarregado da obra, Mário Bertini, da empresa contratada Saenge. A ponte anterior caiu há mais de dois anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;